Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titan

Titan: Registro 'aterrorizante' de comunicação do submarino é falso

Suposta transcrição, que revelava desespero dos passageiros do submarino que implodiu, é inteiramente fictícia, aponta investigação: "Foi inventada"

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 11/06/2024, às 10h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O submarino Titan - Divulgação / OceanGate Expeditions
O submarino Titan - Divulgação / OceanGate Expeditions

Em junho do ano passado, o submarino Titan implodiu enquanto tentava visitar os destroços do Titanic. O caso ganhou repercussão internacional e agitou a internet com o vazamento de uma suposta transcrição que revelava detalhes da comunicação entre o submersível condenado e sua 'nave-mãe'. 

+ Titanic: Existem restos mortais junto aos destroços do naufrágio?

Os registros viralizaram ao documentar uma série de acontecimentos alarmantes, que mostravam como a viagem turística havia se tornado uma luta desesperada pela sobrevivência

No entanto, uma investigação conduzida pela equipe federal do governo dos Estados Unidos concluiu que a transcrição é inteiramente fictícia. A conversa, entre outras coisas, relatava que os tripulantes haviam tentado retornar à superfície antes da trágica implosão.

Assim, depois de quase um ano de uma investigação minuciosa, os investigadores não acharam qualquer evidência que indicasse que os ocupantes do Titan tivessem qualquer tipo de aviso sobre o que estava para acontecer. A conclusão corrobora com a ideia de que o casco do submarino implodiu praticamente de forma instantânea

Estou confiante de que é uma transcrição falsa. Foi inventada", afirmou o capitão Jason D. Neubauer, oficial aposentado da Guarda Costeira dos EUA e presidente do Conselho de Investigação da Marinha, conforme repercutido pelo O Globo. 

Falsa transcrição

A transcrição detalhava supostamente as conversas minuto a minuto entre o Titan e o navio que o transportou. O documento era repleto de jargões técnicos e descrições realistas, incluindo siglas exclusivas do Titan, o que aumentou a veracidade da conversa — que apontava que a tripulação estava em estado de pânico por ter que lidar com alarmes e estalos no caso

Mas a falsa transcrição terminava em silêncio, apontando que o navio ainda havia enviado sete mensagens perguntado sobre a situação do submarino: "Por favor, responda se puder". 

Dr. Alfred S. McLaren, um submarinista aposentado da Marinha e piloto de submersível, em um primeiro momento acreditou na transcrição, mas depois especulou que poderia ter sido fabricada para desacreditar o OceanGate ou angustiar os parentes das vítimas.

Isso pode ter sido feito para constranger a OceanGate", disse ele ao NYTimes. "Certamente isso iria agitar os parentes". 

Os investigadores ainda destacaram que tiveram acesso ao registro real de comunicação da viagem, mas que seu conteúdo continuará confidencial em função das investigações ainda estarem em andamento. 

Porém, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, que analisou o registro, apontou que não há evidência de que a tripulação estivesse ciente de seu destino iminente. Agora, os investigadores também estão procurando saber quem foi o responsável por inventar o áudio.