Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Torre Eiffel

Torre Eiffel entra em greve no aniversário de 100 anos da morte de seu criador

Os funcionários organizaram a paralisação neste dia tão importante para o monumento a fim de tornar seu protesto mais impactante

Redação Publicado em 27/12/2023, às 12h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Torre Eiffel - Getty Images
Torre Eiffel - Getty Images

Nesta quarta-feira, 27, a Torre Eiffel, um dos maiores pontos turísticos da França e do mundo, está fora de funcionamento. O motivo desta interrupção inesperada, por sua vez, é uma greve de funcionários. 

Conforme relatado pelo sindicato francês CGT e repercutido pela BBC, as pessoas que trabalham no local estão realizando a paralisação em protesto à atual administração do monumento parisiense. 

A Torre Eiffel é administrada pela SETE (Société d'Exploitation de la tour Eiffel - The Eiffel Tower Operator), e seus empregados acreditam que a companhia está negligenciando os custos de manutenção e reforma do marco turístico, além de subestimarem a quantidade de visitantes que recebem anualmente, o que teria feito com que o lugar "caminhasse para o desastre".

Data importante 

Outro detalhe relevante a respeito do caso é a data escolhida pelos funcionários para a sua greve: neste 27 de dezembro, é comemorado o centenário da morte Gustave Eiffel, o engenheiro por trás da Torre Eiffel. 

Em um comunicado ao público, a SETE pediu desculpas pelo transtorno, e apontou que a região ao redor da construção continua aberta para visitação do público. Aqueles clientes que já haviam comprado ingressos para visitar o topo do local, por sua vez, foram orientados a checar seus e-mails para entenderem o que aconteceria a seguir. 

Além disso, será realizado um show de luzes no primeiro andar da torre nesta noite em celebração ao legado de Gustave Eiffel, sendo possível acompanhá-lo remotamente através das redes sociais.