Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cocaína

Tubarões estariam consumindo cocaína despejada ao mar nos EUA, alertam especialistas

Animais podem estar se alimentando de droga descartada no oceano por traficantes; entenda!

Redação Publicado em 22/07/2023, às 09h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa de tubarão - Divulgação/ Freepik/ Licença livre
Fotografia meramente ilustrativa de tubarão - Divulgação/ Freepik/ Licença livre

Especialistas na fauna marinha teriam observado um comportamento errático por parte dos tubarões que vivem na costa do estado norte-americano da Flórida, nos EUA, e estão especulando que a causa por trás disso é a ingestão por parte dos animais de pacotes de cocaína jogados ao oceano. 

A droga teria sido despejada nas águas por traficantes passando pelo local que tentavam se livrar das evidências de suas atividades criminosas, segundo repercutiu o The Guardian.

Outro detalhe é que o assunto vai ser tratado com mais profundidade em um documentário previsto para ser exibido no Discovery Channel (um canal televisivo estadunidense) na próxima semana. 

Explicação da pesquisadora

"Tudo o que usamos, tudo o que fabricamos, tudo o que colocamos em nossos corpos, acaba em nossos córregos de águas residuais e corpos de água naturais, e essa vida aquática da qual dependemos para sobreviver é então exposta a isso (...) Vimos estudos com produtos farmacêuticos, cocaína, metanfetaminas, cetamina, todos esses, onde os peixes estão sendo [afetados] por drogas", explicou Tracy Fanara, que liderou a pesquisa por trás da produção. 

Se esses pacotes de cocaína são uma fonte pontual de poluição, é muito plausível que [os tubarões] possam ser afetados por esse produto químico. A cocaína é tão solúvel que qualquer um desses pacotes abre só um pouquinho, a integridade estrutural é destruída e a droga fica na água", acrescentou ela ainda.