Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Tumba de 2,5 mil anos repleta de feitiços contra cobras é descoberta no Egito

Encontrada ao sul do Cairo, antiga tumba chama atenção com grande número de feitiços mágicos para proteger morto de picadas de cobra; entenda!

Redação Publicado em 09/11/2023, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parte do sarcófago e tumba descoberta recentemente no Cairo - Divulgação/Instituto Tcheco de Egiptologia/Petr Košárek
Parte do sarcófago e tumba descoberta recentemente no Cairo - Divulgação/Instituto Tcheco de Egiptologia/Petr Košárek

Ao sul do Cairo, capital do Egito, egiptólogos descobriram uma antiga tumba de 2,5 mil anos que, além dos restos mortais de um escriba real chamado Džehutiemhat, chamava atenção pelo grande número de feitiços e ditados mágicos de proteção a picadas de cobra.

Conforme descrito pelo Live Science, toda a entrada da tumba estava recoberta por frases que não só protegeriam o morto de picadas de serpentes, como ainda as alistaria como protetoras, informaram os arqueólogos em comunicado

Uma ênfase tão forte nos feitiços de cobra foi provavelmente consequência de uma escolha pessoal do proprietário da tumba, já que não se conhece nenhum caso semelhante com tanta atenção excessiva a esses feitiços", pontua o diretor do Instituto Tcheco de Pesquisa de Egiptologia em Abúsír, Miroslav Bárta, ao WordsSideKick.com.
Passagem subterrânea que leva à tumba de Džehutiemhat, e a vista interior do sarcófago / Crédito: Divulgação/Instituto Tcheco de Egiptologia/Petr Košárek

Segundo Bárta, é relativamente comum encontrar os "feitiços" contra picadas de cobra em tumbas por todo o Egito, mas o grande número da tumba recém-escavada se destaca. Vale mencionar que estudos recentes sugerem que, na antiguidade, cobras venenosas eram mais comuns no Egito do que hoje em dia.

Já o homem ali enterrado, por sua vez, era um escriba real chamado Džehutiemhat, que viveu na época em que os persas controlavam o Egito. Desde a morte do homem, parte dos objetos ali enterrados foram roubados, mas os restos mortais ainda estavam lá; uma análise dos ossos revelou que ele morreu aos 25 anos, e sofria de um grave caso de osteoporose.

Livro dos mortos

Outro achado feito na tumba de Džehutiemhat, também bastante comum entre os leitos do Antigo Egito, é um trecho do chamado Livro dos Mortos, na tampa do sarcófago. O Livro dos Mortos, no caso, é um conjunto de feitiços e escritos que serviriam para ajudar e guiar o falecido durante sua viagem ao submundo.

Mais especificamente, o trecho retratado na tumba é o chamado capítulo 178, que contém instruções e feitiços relacionados à preparação do cadáver, conforme descrito no site da University College London.

+ Em imagens: O papiro preservado do Livro dos Mortos do Egito Antigo

Parede sul da câmara mortuária de
Parede sul da câmara mortuária de Džehutiemhat e a tampa do sarcófago / Crédito: Divulgação/Instituto Tcheco de Egiptologia/Petr Košárek

Além disso, o sarcófago também apresenta gravuras de outras divindades egípcias conhecidas, como do deus Mendes (ou Banebdjedet), retratado como um homem com quatro cabeças de carneiro, e do deus do sol Rá, uma das mais importantes figuras mitológicas. Agora, as escavações do local seguem em andamento.