Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Tumba luxuosa de mais de 2.300 anos é encontrada em construção de centro esportivo na Itália

Itens como armas, vestimentas e até um veículo inteiro foram encontrados enterrados em terreno que estava sendo preparado para receber um ginásio

Wallacy Ferrari Publicado em 19/02/2020, às 09h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A tumba com os itens depositados - Divulgação
A tumba com os itens depositados - Divulgação

Um túmulo repleto de tesouros da Idade do Ferro foi descoberto em Corinaldo, em Itália. Acredita-se que a tumba foi construída no século 7 a.C., confeccionada especialmente para um príncipe do povo Picentino. O corpo do príncipe, entretanto, não foi localizado na escavação e acredita-se que foi corroído ou descartado, visto que o local era usado para agricultura.

Entre os itens encontrados no túmulo, havia um capacete de bronze, espadas e uma carruagem inteira, completamente desmontada. As instalações do túmulo contem também cortes circulares, semelhantes às grandes valas funerárias do período, medindo cerca de 30 metros de diâmetro.

Responsável pela identificação do tesouro, Federica Boschi, arqueóloga da Universidade de Bolonha, explicou que a luxuosa tumba tem evidências suficientes para indicar seu posicionamento social: “O depósito funerário extraordinariamente rico testemunha uma tumba de alto status dedicada a um líder principesco na sociedade da Idade do Ferro da região”, disse em entrevista ao Daily Mail.

Os tesouros foram descobertos após uma escavação para preparar o terreno onde será construído um complexo de alto desempenho esportivo. Os itens de ferro foram detectados após uma avaliação de resistividade do solo. Após a descoberta, as operações na área foram interrompidas para avaliar o valor dos itens e para onde serão deslocados.