Em Nazaré, Israel, 3 presos por escavar túmulos do período romano

Nas ruínas da cidade onde Jesus cresceu, drone da polícia filmou os criminosos em ação

quinta 8 março, 2018
O estrago e o trator
O estrago e o trator Foto:Polícia de Israel via Haaretz

Três ladrões de antiguidades foram presos pela polícia de Nazaré, na região da Galiléia, Israel, após uma tentativa de roubar túmulos do século 1.

Os homens foram flagrados na vila de Mishkana, também conhecida como Maskana. Eles usavam uma pequena retroescavadeira para tentar encontrar tesouros escondidos em túmulos, com o objetivo de vendê-los no mercado ilegal de antiguidades. Um voluntário da Polícia de Fronteiras viu os criminosos e alertou a Autoridade das Antiguidades de Israel, que imediatamente usaram um drone para filmar toda a ação. Os homens foram pegos antes que pudessem causar grandes danos às construções.

Veja mais

Drone filmou a ação dos ladrões / Polícia de Israel via Haaretz

A corte do distrito de Nazaré sentenciou um dos homens a quatro meses de prisão, outro a seis meses e o último a nove meses de prisão. A escavadora usada na tentativa de roubo foi confiscada. Em Israel, a pena é de até três anos de prisão para escavação arqueológica ilegal e de até cinco anos para danos a artefatos arqueológicos.

Todos os anos, acontecem cerca de 300 episódios de escavações ilegais em Israel. Em conversa com o Haaretz, Nir Distelfeld, inspetor da unidade de prevenção a roubo de antiguidades da Autoridade de Antiguidades de Israel, a polícia deu sorte de pegar os ladrões no flagra. "É difícil pegá-los porque, além de esses lugares ficarem no meio do nada, eles não são vigiados."

Distelfeld conta também que as ruínas de Mishkana ainda não foram escavadas pelos especialistas. Os túmulos foram construídos entre os séculos 2 e 6 depois de Cristo, no fim do Império Romano e início do Império Bizantino. Mas acredita-se que a ocupação da região pode ter começado bem antes, até mesmo na Pré-História.

 

Letícia Yazbek


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais