Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tutancâmon

Tutancâmon foi ‘morto’ por dirigir carruagem embriagado, sugere renomada biomédica

Egiptóloga Sofia Aziz sugere teoria ousada para descrever circunstâncias que levaram a morte do Faraó Menino

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 19/06/2023, às 12h49 - Atualizado em 23/06/2023, às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O túmulo de Tutancâmon - Getty Images
O túmulo de Tutancâmon - Getty Images

No ano de 2010, um estudo publicado na revista acadêmica JAMA Network determinou que o rei Tutancâmon morreu devido a uma ferida aberta — visto que o Faraó Menino estava cada vez mais fraco em decorrência da malária. Tut tinha apenas 19 anos quando veio a óbito.

Mas, recentemente, uma biomédica egiptóloga propôs uma nova teoria controversa para a morte do faraó: Sofia Aziz acredita que o Faraó Menino possa ter morrido após sofrer um acidente de carruagem por dirigir embriagado.

Pesquisadora independente premiada, Aziz acredita que o adolescente Rei Tut morreu por conta do desastre que lhe causou fraturas nas pernas — que infeccionaram e o levaram a uma morte lenta.

Ele era como um adolescente típico, bebendo e provavelmente dirigindo a carruagem muito rápido", disse à BBC Science Focus.

Desmistificando Tutancâmon

Tutancâmon não foi apenas diagnosticado com malária, mas também com vários outros distúrbios no momento de sua morte. Além disso, o faraó apresentava um pé torto, que interpretações anteriores apontariam ser um problema congênito.

Conforme repercutido pela equipe do site do Aventuras, no entanto, Sofia Aziz rebateu esse fato, falando que não existem indícios de que o rei era, de alguma forma, inválido — assim, o pé torto seria apenas uma deformidade causada pela mumificação.

+ Tutancâmon: Mitos sobre o faraó menino são debatidos por pesquisadores

O enterro de Tut, aliás, conteria as pistas necessárias para provar a nova teoria proposta por Aziz. "Em suas tumbas, os antigos egípcios levavam as coisas que desejavam na vida após a morte", diz a egiptóloga.

No túmulo do Faraó Menino foram encontrados sementes e frutas, o que sugere que o rei estava recebendo tratamento médico. "Mas as pessoas não pensam no vinho", aponta Sofia, se referindo aos estoques de vinho branco encontrados no local, assim como seis carruagens.

Assim como a maioria dos acidentes rodoviários atuais envolvem adolescentes, a biomédica Sofia Aziz aponta que o mesmo pode ter acontecido com Tutancâmon enquanto ele dirigia sua carruagem — quando sua perna teria batido no painel do veículo; causando a fratura descrita nos laudos da autópsia.