Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Uber

Uber Trenó: empresa lança passeio de rena para celebrar o Natal na Finlândia

De acordo com a Uber, essa será a primeira iniciativa do tipo no mundo

Redação Publicado em 07/12/2022, às 16h58 - Atualizado às 16h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trenó utilizado para os passeios de Natal da Uber - Divulgação/Uber
Trenó utilizado para os passeios de Natal da Uber - Divulgação/Uber

A empresa Uber, aplicativo de transporte, lançou uma ação para celebrar o Natal na Finlândia. De 12 a 18 de dezembro, os usuários que estiverem na Lapônia, no norte do país escandinavo, poderão solicitar pelo aplicativo um passeio de trenó puxado por uma rena. De acordo com a empresa, essa será a primeira iniciativa do tipo no mundo.

No entanto, o "Uber Trenó" não poderá ser chamado em qualquer lugar. O passeio estará disponível apenas no Appukka Resort, em Rovaniemi, região que abriga uma vila natalina que pode ser visitada o ano inteiro. O trajeto é de duas horas de duração e passa pelas florestas cobertas de neve.

A viagem será gratuita e com reservas disponíveis duas vezes ao dia. Por ser limitado, a empresa recomenda que os interessados acompanhem regularmente o aplicativo.

De acordo com um comunicado oficial, Anabel Diaz, Gerente Geral de Mobilidade da Uber Europa, a iniciativa faz parte de uma experiência para comemorar a festividade: 

Na Uber, estamos sempre procurando maneiras de trazer um pouco de magia para cada viagem e, com o simples toque de um botão, o usuário pode viver uma experiência única, como o passeio por um dos lugares mais bonitos do mundo”. 

Animais

Apesar da campanha, a atividade turística envolvendo animais foi alvo de críticas pelas associações de proteção dos direitos dos animais. 

Mesmo sendo uma prática legal no país, os passeios de trenós puxados por renas, cavalos e cachorros (especialmente huskies siberianos) nas regiões próximas ao Círculo Polar Ártico, como no norte da Escandinávia e na Rússia, estão entre as práticas condenadas por esses grupos. 

Segundo o órgão de promoção turística da Lapônia finlandesa, todos os animais são provenientes de fazendas fiscalizadas pelo governo, sendo utilizadas 650 renas, o equivalente a 0,3% da população da espécie na região.