Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Janja

Defesa dos direitos das mulheres e animais: Quem é Janja, a nova primeira-dama do Brasil

Janja acompanhará Lula pelos próximos quatro anos de mandato

Redação Publicado em 30/10/2022, às 20h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula e Janja juntos - Getty Images
Lula e Janja juntos - Getty Images

O casamento entre o mais novo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com a socióloga Janja, como é conhecida, aconteceu em maio deste ano e agitou a sociedade, com muitas fotos nas redes sociais e com a presença de famosos.

Mas quem é a nova primeira-dama, que acompanhará Lula em seu novo mandato?

Rosângela Silva, conhecida como Janja, é natural de União da Vitória, uma cidade a 243 quilômetros da capital do Paraná, localizada na divisa com Santa Catarina. Ela se mudou na infância, para Curitiba. Ingressou no curso de ciências sociais na Universidade Federal do Paraná em 1990, se especializando em História na mesma universidade.

Trabalho importante

Desde os 17 anos ela é filiada ao PT, e fez carreira na Itaipu Binacional a partir de 1º de janeiro de 2005. Na época, ela foi contratada por meio de análise de currículo e entrevista, já que não havia concurso. Lá, ela atuou como coordenadora de programas voltados ao desenvolvimento sustentável e assistente do diretor-geral.

Ela também atuou como assessora de comunicação e relações institucionais da Eletrobrás, no Rio de Janeiro, entre 2012 e 2016. No ano de 2016, voltou para Itaipu, deixando a hidrelétrica em 1 de janeiro de 2020.

Rosângela da Silva fazendo o símbolo da campanha de Lula - Crédito: Divulgação / Redes Sociais

Valores sociais

Algumas das principais pautas defendidas por Janja estão a proteção dos animais e o direito das mulheres. No último Dia Internacional da Mulher, 8 de maio, ela postou em suas redes sociais:

Somos muitas, somos fortes! Na Avenida Paulista e em todo Brasil, hoje, nossa voz soou por mais respeito, igualdade e com um Brasil com muito, mas muito mais mulheres na política! Sim, nós podemos".

Rosângela se denomina “petista de carteirinha”, nas redes sociais, e vem participando ativamente da pré-campanha de Lula. Um bom exemplo disso pode ser seu papel no lançamento da pré-candidatura de Luiz Inácio.

Na ocasião, foi ela quem apresentou o famoso jingle “Lula lá”, cantada por artistas como Pabllo Vittar, Duda Beat, Chico César, Maria Rita, Paulo Miklos e outros importantes nomes.

Janja e Lula, juntos com cachorrinha - Crédito: Divulgação / Redes Sociais

História de amor

Curitiba foi o local em que os destinos de Lulae Janja se encontraram. Ela participava de vigílias, enquanto o novo presidente esteve preso na Superintendência da Polícia Federal do Paraná na Operação Lava Jato. Nesse período, Janja visitava e escrevia cartas ao petista.

Desde que foi solto, em novembro de 2019, após ser detido pelo ex-juiz Sérgio Moro, o casal vive junto, resultando no balado casamento que ocorreu em maio deste ano.

Atual presidente Lula e a nova primeira-dama, Rosângela - Crédito: Divulgação / Redes Sociais

Segundo o G1, Lulafoi casado outras duas vezes: uma com Maria de Lourdes, que faleceu em 1971 e a outra vez com Marisa Letícia, falecida em 2017.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!