Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia x Ucrânia

Ucrânia alega ter encontrado 'locais de tortura' de civis

Ferramentas de tortura teriam sido encontradas em 4 prédios de cidade recentemente desocupada pelas tropas inimigas

Redação Publicado em 21/11/2022, às 14h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Kherson após libertação - Getty Images
Fotografia de Kherson após libertação - Getty Images

O Ministério Público da Ucrânia anunciou recentemente através de uma mensagem de seu canal do Telegram que encontrou 4 prédios na cidade de Kherson onde haviam evidências de prática de tortura. 

O município, vale lembrar, havia sido dominado pelas tropas invasoras, com sua reconquista pelas forças ucranianas tendo sido anunciada no último dia 11 de novembro. 

Nos "locais de tortura", por sua vez, o governo do país invadido acredita que soldados russos teriam conduzido interrogatórios com civis, conforme repercutido pelo portal euronews. 

Durante a captura da cidade, os ocupantes detiveram pessoas ilegalmente e as torturaram brutalmente (...) Foram recuperados pedaços de cassetetes de borracha, um bastão de madeira, um dispositivo usado pelos russos para torturar civis com choques elétricos, uma lâmpada incandescente e balas das paredes", afirmou o órgão. 

"As pessoas nas celas e porões foram submetidas a vários métodos de tortura, violência física e psicológica", concluiu a mensagem. 

Violações 

Essa não é a primeira vez que a Ucrânia acusa a Rússia de cometer crimes de guerra desde o início da invasão em fevereiro deste ano. Os tribunais do país invadido inclusive já começaram a realizar os julgamentos de militares russos capturados. O primeiro deles ocorreu em maio, como foi noticiado anteriormente pelo Aventuras na História em uma notícia que pode ser conferida clicando aqui