Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Drone kamikaze

Ucrânia sofre ataque com 'drone kamikaze' e Rússia alega bombardeio em prédio

Ucrânia informou que sofreu um ataque de drones nesta quinta-feira, 13, e Rússia alega ter sofrido bombardeio em prédio residencial

Redação Publicado em 13/10/2022, às 14h20 - Atualizado às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ataque com drone "kamikaze" em Kiev, capital da Ucrânia. - Reprodução/Vídeo/ Youtube: UOL
Ataque com drone "kamikaze" em Kiev, capital da Ucrânia. - Reprodução/Vídeo/ Youtube: UOL

O governo ucraniano afirmou que nesta quinta-feira, 13, a capital do país, Kiev, sofreu um ataque de três drones "kamikazes" da Rússia.

A informação do bombardeio ocorreu algumas horas após a Assembleia-Geral da ONU ter anunciado uma punição contra a Rússia em virtude do comunicado de anexação dos territórios de Zaporizhzhia, Luhansk, Kherson e Donetsk, feito pelo atual presidente russo, Vladimir Putin, há duas semanas.

De acordo com o prefeito Oleksandr Senkevich, a cidade que mais sofreu com o bombardeio foi Mykolaiv, que fica a cerca de 50 quilômetros a oeste da capital ucraniana, onde um prédio residencial de cinco andares da região foi atingido pelos ataques e teve "os dois andares superiores completamente destruídos".

Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete presidencial do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, contou que algumas instalações de infraestrutura crítica da capital do país também foram atacadas.

Ataque

A Ucrânia informou que os russos utilizaram drones do modelo Shahed-136, fabricados pelo Irã, para realização dos ataques. Entretanto, o governo do Irã negou ter fornecido o armamento para os russos.

Além dos ataques com drones, o governo ucraniano informou que ainda nesta quinta-feira, 13, eles também sofreram um ataque com mísseis em um assentamento. Conforme divulgado pelo UOL e com informações da AFP e Reuters, o ataque foi divulgado pelo governador da região de Kiev, Oleksiy Kuleba, via Telegram.

Kuleba contou que ainda não há informações sobre possíveis vítimas do ataque com mísseis, mas que "socorristas já estão trabalhando no local".

Rússia alega ter sofrido ataques

Após a condenação da ONU contra a anexação da Rússia na Ucrânia e os ataques que Kiev sofreu de Moscou, os russos alegaram que também sofreram ataques dos ucranianos.

Ainda segundo informações da fonte, o país afirmou que sofreu um bombardeio em prédio residencial nesta quinta-feira,13, na cidade Belgorod.

"As Forças Armadas ucranianas bombardearam Belgorod. A defesa antiaérea foi ativada. Há destruições em um prédio residencial", declarou o governador da região, Viacheslav Gladkov, pelo Telegram.