Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Última estátua de Lenin é derrubada na Finlândia

A peça foi removida por trabalhadores locais como protesto pela invasão a Ucrânia

Redação Publicado em 05/10/2022, às 19h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua de Lenin derrubada na Mongólia - Getty Images
Estátua de Lenin derrubada na Mongólia - Getty Images

A última estátua publicamente exposta do líder russo Vladimir Lenin na Finlândia foi removida na última terça-feira, 4, após pedidos de habitantes para que a referência fosse derrubada em meio a crise de imagem da Rússia após a invasão e anexação de cidades do território da Ucrânia.

O busto esteve no pequeno município de Kotka desde o ano de 1979. A cidade é portuária, com 52 mil habitantes, mas está geolocalizada próxima a fronteira do país com a Rússia. Pela proximidade, foi instalada em um parque público ao lado de uma pequena casa, onde o fundador do partido bolchevique teria passado.

A remoção, no entanto, foi bem menos calorosa do que quando instalada, como um presente da Estônia; ela foi feita por um grupo de trabalhadores, que carregou o busto até um caminhão, que conduziu a peça para um depósito de um museu local, sem previsão de exposição.

Alvo de polêmica

Se engana quem acredita que ela permanecia no local tranquilamente; nos últimos anos, a estátua foi alvo, por diversas vezes, de atos de vandalismo, como pichações e danos estruturais. No entanto, a estrutura rígida impediu sua destruição completa ou sequer a descaracterização da peça.