Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Unicórnio nas fardas: Símbolo é usado por soldados ucranianos LGBTQIA+

Símbolo de unicórnio bordado na farda é indicativo de status para soldados LGBTQIA+

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/06/2022, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Unicórnio bordado em farda ucraniana - Divulgação/Youtube/PÚBLICO
Unicórnio bordado em farda ucraniana - Divulgação/Youtube/PÚBLICO

Ucranianos membros da comunidade LGBTQIA+ que se alistaram para a guerra, passaram a bordar unicórnios em suas fardas, abaixo da bandeira padrão, como símbolo de status. 

O ato faz alusão ao conflito de 2014 que anexou a Crimeia à Rússia. Nessa ocasião, muitas pessoas diziam não haverem gays no exército. O unicórnio em meio à guerra, simboliza uma atitude de resistência. As informações são da Folha de São Paulo. 

O casal LGBT ucraniano, Oleksandr Zhuhan e Antonina Romanova, são combatentes voluntários e utilizam o símbolo em suas fardas como indicação do status de casal LGBTQIA+ ucraniano.

No ínicio da guerra, eles passaram alguns dias escondidos no banheiro, então decidiram voluntariar-se para defender sua nação.

Só me lembro que em um certo ponto ficou óbvio que tínhamos apenas três opções: nos escondermos em um abrigo antiaéreo, fugirmos ou nos juntarmos aos voluntários da Defesa Territorial. Escolhemos a terceira opção", afirma Romanova.

"Porque o que a Rússia faz é não apenas tomar nossos territórios e matar nosso povo. Eles querem destruir nossa cultura e... não podemos permitir que isso aconteça", diz Zhuhan.

Divulgação/Youtube/PÚBLICO

Romanova identifica-se como uma pessoa não-binária, com os pronomes ela/dela. Ela conta que os outros soldados os aceitaram, sem preconceito. 

“Foi um pouco incomum para eles, mas, com o tempo, as pessoas começaram a me chamar de Antonina, alguns até usaram o pronome ‘ela’", contou à Reuters.

O significado do unicórnio

O unicórnio é um animal místico que compreende os mitos da Idade Média. A criatura é associada à raridade, pureza, perfeição e ao arco-íris. Se um dia o unicórnio representou a virgindade, hoje dentro da comunidade, é uma gíria sexual que refere-se a pessoas bissexuais  — geralmente mulheres  — que se relacionam com casais. As informações são da BBC news Brasil.