Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Usina nuclear

Usina nuclear em Angra dos Reis é investigada pela polícia Federal

Polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na Usina Nuclear Angra 1

Redação Publicado em 11/05/2023, às 15h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Usina de Angra dos Reis - Divulgação / Eletronuclear
Usina de Angra dos Reis - Divulgação / Eletronuclear

Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na Usina Nuclear Angra 1, localizada em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.

A PF explicou que o mandado está relacionado aos dois inquéritos policiais que investigam o vazamento de água contaminada com resíduos nucleares ocorrido em 16 de setembro do ano passado. Na ocasião, a Eletronuclear, responsável pela usina, deixou de informar às autoridades competentes sobre o vazamento de material radioativo na Baía de Itaorna.

De acordo com o portal de notícias g1, com as investigações, as autoridades buscam esclarecer possíveis crimes ambientais e condutas omissas na comunicação dos eventos ocorridos na usina.

O que diz empresa

Procurada pela fonte, a Eletronuclear afirmou que o incidente foi solucionado e que não existem áreas impróprias nem risco de agravamento da situação. Além disso, destacou que a empresa sempre atuou com total comprometimento e respeito ao meio ambiente, sem infringir qualquer norma.

Confira a nota na íntegra:

"A Eletronuclear confirma a presença da Polícia Federal (PF) na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis, na manhã desta quinta-feira (11). A ação faz parte das investigações sobre o incidente na usina Angra 1, ocorrido em setembro do ano passado.

É importante ressaltar que todas as informações e detalhes solicitados continuarão sendo fornecidos às autoridades, reforçando o compromisso da empresa com a segurança e bem-estar de todos.

A empresa reitera que o incidente foi encerrado, suas causas estão sanadas e não existem áreas impróprias nem risco de agravamento da situação. Além disso, o evento não ocasionou nenhum tipo de prejuízo às pessoas ou ao meio ambiente, conclusão referendada pelos próprios órgãos licenciadores (Ibama e Cnen). Nenhuma norma foi infringida pela empresa, que sempre atuou com total comprometimento e respeito ao meio ambiente.

Nesse sentido, a Eletronuclear permanecerá à disposição dos órgãos competentes para todos os esclarecimentos necessários sobre o incidente."