Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Varíola dos macacos: Autoridade chinesa orienta os moradores não tenham 'contato pele a pele com estrangeiros’

No sábado, 17, o chefe do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças fez uma publicação polêmica nas redes sociais

Redação Publicado em 20/09/2022, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wu Zunyou, pidemiologista-chefe do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças - Reprodução/vídeo/Youtube: Peking University
Wu Zunyou, pidemiologista-chefe do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças - Reprodução/vídeo/Youtube: Peking University

Durante o fim de semana, o epidemiologista-chefe do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Wu Zunyou, fez uma publicação polêmica no Weibo, uma das redes sociais mais famosas na China, orientando os moradores do país não tenham um "contato pele a pele com estrangeiros".

"Para prevenir uma possível infecção por varíola dos macacos e como parte de nosso estilo de vida saudável, é recomendado que você não tenha contato direto com estrangeiros", declarou Wu Zunyou em sua página no Weibo nesse último sábado, 17.

Fora isso, Zunyou também solicitou para as pessoas evitarem o "contato pele a pele" com outras pessoas que retornaram do exterior nas últimas três semanas.

Conforme divulgado pela BBC News Brasil,  Zunyou está sendo acusado de xenofobia e racismo devido ao post. Em virtude dos altos ataques que ele sofreu, os comentários na publicação original foram removidos.

Ele fez a polêmica declaração um dia depois que a cidade de Chongqing, no sudoeste do país, constatou seu primeiro caso do vírus em uma pessoa que chegou do exterior. Não foi identificado se a pessoa era um morador chinês ou estrangeiro.

Os comentários na publicação foram desativados, porém, muitas pessoas compartilharam e criticaram o post. "Isso é muito inapropriado. No início da pandemia, alguns estrangeiros se levantaram e [nos defenderam] dizendo que os chineses não são vírus", escreveu um internauta.

O quão racista é isso? E aqueles como eu que vivem na China há quase dez anos? Não vemos nossas famílias há 3-4 anos devido ao fechamento das fronteiras", emendou outro.

Transmissão

O vírus Monkeypox, mais conhecida como 'varíola dos macacos', pode ser propagado por contatos físicos pele a pele com lesões e por animais ou materiais contaminados. Esse vírus pode causar fortes dores de cabeça, dor nas costas, febre, dores musculares, inchaço nos linfonodos e falta de energia.

O Monkeypox não é apontado como endêmico em aproximadamente 90 países, porém, recentemente alguns desses países informaram casos das primeiras mortes devido ao vírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença virou uma emergência de saúde global