Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Indonésia

Vendas de xaropes são suspensas na Indonésia após mortes de quase 100 crianças

Mais lidas: Nos últimos meses, país enfrenta aumento de casos de insuficiência renal aguda; menores de 5 anos são os mais afetados

Fabio Previdelli Publicado em 19/10/2022, às 11h16 - Atualizado em 23/10/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Desde o mês de agosto, a Indonésia viu aumentar de maneira significativa casos de insuficiência renal aguda — o que já ocasionou a morte de quase 100 crianças. Uma investigação foi iniciada na semana passada e hoje, 19, as autoridades anunciaram a suspensão de vendas de xaropes para tosse. 

Recentemente, medicamentos desta natureza, produzidos na Índia, foram relacionados às mortes de quase 70 crianças na Gâmbia, também por insuficiência renal aguda, aponta matéria da AFP. 

Até o momento recebemos relatos de 206 casos em 20 províncias e 99 mortes", declarou Syahril Mansyur, porta-voz do ministério da Saúde da Indonésia.

"Por precaução, o ministério pediu que os profissionais da saúde não prescrevam temporariamente remédios líquidos ou xaropes e pediu às farmácias que suspendam as vendas até que a investigação seja concluída", continuou. 

O aumento de casos

O porta-voz ainda afirmou que, desde o fim de agosto de 2022, o ministério e a Associação de Pediatras vem recebendo, cada vez em um volume maior, relatos de casos de insuficiência renal aguda. “O aumento é muito expressivo", aponta.

Por conta disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a emitir um comunicado onde recomenda com que quatro xaropes contra a tosse e resfriado comum sejam retirados do mercado.

Os medicamentos são produzidos pelo laboratório indiano Maiden Pharmaceuticals. O órgão aponta que esses xaropes "poderiam estar relacionados" com os casos ocorridos na nação africana. 

Entretanto, a agência de vigilância sanitária da Indonésia informou que remédios importados da Gâmbia não eram vendidos no país. Por fim, o ministério relatou que a faixa-etária mais afetada é de crianças com menos de 5 anos