Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Acidente

Vídeo registra momento em que surfista é atingido por baleia jubarte

Para piorar a situação do atleta, um cordão de seu equipamento se enroscou no animal marinho

Redação Publicado em 26/10/2023, às 12h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trechos do vídeo citado - Divulgação/ Redes Sociais
Trechos do vídeo citado - Divulgação/ Redes Sociais

Jason Breen é um surfista australiano de 55 anos que curte a categoria de prancha à vela e estava praticando o esporte em seu tempo livre quando uma baleia jubarte filhote irrompeu da água e se chocou contra ele, o arrancando de sua prancha. 

Um cordão presente em meio ao seu aparato engalhou no animal e o homem acabou sendo arrastado vários metros para baixo d'água em meio ao incidente, mas felizmente o fio rompeu e ele conseguiu voltar à superfície ileso. 

Ela caiu direto em mim (...) Provavelmente me arrastou 6 ou 9 metros para baixo, para ser sincero", relatou Breen em uma entrevista posterior ao 9 News Australia, acrescentando que pensou "estar tudo acabado" naquele momento. 

Felizmente, foi só um susto. Um fator que teria ajudado o surfista a sobreviver ao encontro com a jubarte, aliás, é o fato que ela ainda não havia alcançado o tamanho máximo da espécie — que pode chegar a 18 metros de comprimento e 40 toneladas. 

Gravação 

O acontecimento inesperado acabou sendo capturado por outro homem, Paul Netteback, que estava gravando Breen surfando com sua GoPro quando eles foram surpreendidos pela baleia. Ele interrompeu o vídeo para prestar socorro ao colega. Confira abaixo a filmagem de tirar o fôlego: 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!