Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Vídeo viral mostra peixes nadando no poluído Rio Pinheiros

Evento pode sinalizar início da revitalização do corpo de água, cujos esforços nesse sentido datam dos anos 90

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/04/2021, às 13h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo mostrando peixes no Rio Pinheiros - Divulgação
Trecho de vídeo mostrando peixes no Rio Pinheiros - Divulgação

Na última segunda-feira, 12, começaram a circular nas redes sociais vídeos que mostram peixes nadando no Rio Pinheiros, que é conhecido por sua poluição e mau cheiro, causando assim surpresa nos internautas.

As gravações que flagram o possível reaparecimento de vida aquática no rio paulistano foram feitas por ciclistas da região. 

A notícia foi repercutida pela Folha de São Paulo, e de acordo com Malu Ribeiro, que é diretora da Fundação SOS Mata Atlântica e deu entrevista para o veículo, os peixes provavelmente vem de um dos afluentes do Pinheiros, como o chamado córrego do Sapateiro. 

Fotografia aérea do Rio de Pinheiros / Crédito: Divulgação/ Estado de São Paulo 

De qualquer maneira, o achado é motivo para otimismo: se os seres aquáticos conseguiram nadar pelo corpo de água, é porque já existem zonas do rio com oxigenação suficiente para permitir sua repopulação. 

“É um sinal positivo de um trabalho de quase três décadas de recuperação dos rios, córregos e nascentes da cidade. É um começo e é importante para mostrar que não podemos parar o que está sendo feito”, explicou Malu para a Folha. 

Já houveram inúmeros esforços no sentido de despoluir o Rio Pinheiros ao longo dos anos, com os projetos mais antigos datando de 1990. Um dos governadores de São Paulo a propor a conclusão dessa meta de décadas, justamente, é João Dória.

O político inclusive compartilhou em suas próprias redes sociais o vídeo viral, escrevendo: “Peixes no rio Pinheiros? Sim! Estamos recuperando a vida no rio Pinheiros. Até dezembro de 2022, vamos entregá-lo despoluído aos cidadãos de São Paulo”, prometeu. 

Veja abaixo o vídeo citado, que foi publicado pelo Poder 360:.