Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crianças negras

Vídeos mostram personagem de parque dos EUA ignorando crianças negras

Situação foi denunciada por perfil no Instagram: 'Começou a abraçar a garotinha branca ao nosso lado!'

Redação Publicado em 20/07/2022, às 07h15

Meninas negras são ignoradas por personagem em vídeo publicado - Divulgação / Instagram
Meninas negras são ignoradas por personagem em vídeo publicado - Divulgação / Instagram

Tem circulado nas redes sociais um conjunto de vídeos que mostra crianças negras sendo ignoradas por uma personagem da atração Vila Sésamo no Sesame Place Philadelphia, nos Estados Unidos. Os registros, que foram compartilhados no perfil Fro Babies no Instagram, têm gerado revolta.

Em um desses vídeos, é possível ver duas irmãs animadas ao verem que a personagem Rosita se aproximava. No entanto, a empolgação termina quando as crianças percebem que foram ignoradas ao tentarem cumprimentá-la.

"Estávamos saindo do local quando as crianças quiseram parar para ver os personagens. Esta pessoa nojenta disse descaradamente 'não' às nossas filhas e, então, começou a abraçar a garotinha branca ao nosso lado! Aí quando eu fui reclamar, eles me olharam como se eu fosse louca", diz a legenda da publicação.

Conforme informou a revista Marie Claire, um segundo vídeo mostra uma outra menina pedindo um abraço e sendo rejeitada pela pessoa fantasiada. "Quem é a pessoa que está dentro desse traje? O objetivo não é atacar a personagem Rosita, mas quem está sob essa máscara com certeza está ignorando um grupo de crianças negras", diz a legenda.

Comunicado

Após as denúncias, a Vila Sésamo postou uma publicação nas redes sociais pronunciando-se sobre as imagens. A empresa lamentou o ocorrido e afirmou que irá investir em um "treinamento" interno para lidar com o preconceito.

"A Sesame Workshop está ciente do recente incidente no Sesame Place Philadelphia, que levamos muito a sério. O que essas crianças experimentaram é inaceitável. Entramos em contato com o Sesame Place, nosso parceiro licenciado do parque, e eles nos garantiram que conduzirão um treinamento de preconceito e uma revisão completa das maneiras pelas quais eles se envolvem com famílias e convidados", diz o comunicado.

A nota continua: "Como uma organização educacional global sem fins lucrativos com a missão de ajudar as crianças a se tornarem mais inteligentes, fortes e gentis, a Sesame Workshop sempre representou respeito, inclusão e pertencimento e está comprometida em fornecer experiências envolventes da mais alta qualidade para todas as crianças e famílias. Mantemos nossos parceiros com os mesmos padrões elevados."

"Continuaremos trabalhando com nosso parceiro de longa data Sesame Place para garantir que as ações apropriadas sejam tomadas e que incidentes como esse não aconteçam no futuro", finaliza o texto.