Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Village People

Village People ordena que Trump desassocie músicas à sua figura

Carta de cessão emitida pelo vocalista Victor Willis impede que o ex-presidente Donald Trump se associe à 'Macho Man'

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/05/2023, às 09h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Village People, famoso grupo de disco da década de 1970 - Foto por Mario Casciano pelo Wikimedia Commons
Village People, famoso grupo de disco da década de 1970 - Foto por Mario Casciano pelo Wikimedia Commons

Uma das bandas mais icônicas do final da década de 1970 e começo de 1980, é o grupo de disco Village People. Responsável pela composição de clássicos como 'Y.M.C.A' e 'Macho Man', o vocalista Victor Willis notificou, na última segunda-feira, 15, o ex-presidente norte-americano Donald Trump devido ao uso dessas músicas e associação à sua própria imagem política, ordenando-o a "cessar e desistir" de usá-las.

A ordem foi acionada logo depois de Donald Trump aparecer em suas redes sociais dançando uma versão de 'Macho Man' de uma banda tributo ao Village People. A semelhança entre o grupo em questão e o original foi o que convenceu os fãs da banda de disco a endossar o ex-presidente.

Além do mais, como recorda a Rolling Stone Brasil, Donald Trump já havia utilizado canções do Village People em comícios de campanhas anteriores, sendo justamente 'Macho Man' uma das mais recorrentes. Agora, porém, o grupo já não tem mais interesse em ter suas músicas associadas ao político e empresário.

Karen Willis, empresária da banda e esposa do vocalista Victor Willis, ordenou em nota que Trump parasse de tentar enganar o público, em uma tentativa de convencê-los de que o grupo é favorável ao seu governo. "Embora meu marido tenha tolerado publicamente o uso de sua música do Village People por seu cliente, não podemos permitir que tal uso cause confusão pública quanto a um endosso", escreveu em carta aos advogados do ex-presidente, obtida pelo TMZ. 

Fomos inundados com postagens nas redes sociais sobre a imitação da performance em que muitos fãs, e também o público em geral, acreditam erroneamente ser a do verdadeiro Village People. Portanto, a apresentação causou e continua a causar confusão pública sobre o motivo pelo qual o Village People se envolveria em tal apresentação", acrescenta.

Uso recorrente

Como já mencionado, o uso de músicas da Village People por Trump ao longo de sua campanha já era recorrente havia alguns anos. Porém, a associação entre o empresário norte-americano e os artistas começou a dar problemas em 2020, o que levou Victor Willis, em fevereiro daquele ano, a se posicionar publicamente; ele permitiu o uso das faixas, mas enfatizou que aquilo não era "um posicionamento político por parte do Village People."

Porém, poucos meses depois, em junho do mesmo ano, o vocalista voltou atrás com sua declaração, e pediu para que Trump parasse de usar suas músicas. Isso porque, naquele momento, havia sido recém alegado que ele pretendia usar os militares estadunidenses para coibir os protestos do movimento Black Lives Matter.