Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Visitantes do cemitério de Petrópolis se assustam ao encontrar ossos espalhados pelo chão do local

"Olha que humilhação... tudo jogado", lamentou o responsável pelo vídeo da denúncia, cujas imagens viralizaram na internet

Pamela Malva Publicado em 20/05/2021, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de cemitério - Divulgação/Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de cemitério - Divulgação/Pixabay

Enquanto visitavam o Cemitério Municipal de Petrópolis no último final de semana, uma família do Rio de Janeiro se surpreendeu ao encontrar ossos espalhados por todo o local. Em vídeo, então, eles denunciaram o estado dos restos mortais, segundo o UOL.

"Olha aí, gente. Olha que humilhação. No cemitério municipal de Petrópolis, sacos com restos mortais... tudo jogado. Cheio de osso espalhado”, narrou o homem por trás da câmera, cuja identidade não foi revelada. As imagens viralizaram durante a semana e diversos moradores da região afirmaram que aquele não era um problema isolado.

Para o marceneiro Wallace Pina, que visitou o cemitério no mesmo final de semana para enterrar uma prima, a situação é um absurdo. “A gente não sabe a quem pertence esses ossos. E se forem de pessoas com covid-19? Fomos enterrar um parente e nos deparamos com isso. Voltamos para casa com esses ossos na cabeça”, narrou.

Imagens divulgadas pela família denunciante / Crédito: Divulgação/ Youtube

"O odor insuportável. Cara, é um absurdo uma situação dessas. Estamos no meio de uma pandemia e a prefeitura deixando o cemitério nesse abandono", lamentou o marceneiro. Procurada pelo UOL, a prefeitura de Petrópolis emitiu uma nota oficial.

Pedindo desculpas, o órgão afirmou que as recentes denúncias motivaram “o governo municipal a abrir sindicância interna para apurar erro grave no processo de retirada de restos mortais de covas rasas”. Ainda mais, a prefeitura “já afastou o responsável pela organização e monitoramento dos coveiros das funções até a conclusão da apuração”.

Segundo a psicóloga Lilian Carvalho, contudo, o problema “não é de hoje”. “É um grande descaso. Entra gestão e sai gestão, e o cemitério não recebe a atenção devida”, narrou a mulher. Quanto à isso, a prefeitura de Petrópolis pontuou, ainda em nota, “que vem trabalhando para garantir melhorias nos cemitérios”.