Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paralisia

Estudo pioneiro: Homem paraplégico volta a andar após receber implantas inéditos

Os equipamentos, que foram implantados na coluna e no cérebro do paciente, ajudam a reestabelecer a conexão entre sua mente e seu corpo

Redação Publicado em 25/05/2023, às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo que mostra Gert-Jan Oskam caminhando com a ajuda dos novos equipamentos - Divulgação/ Youtube/ USA Today
Trecho de vídeo que mostra Gert-Jan Oskam caminhando com a ajuda dos novos equipamentos - Divulgação/ Youtube/ USA Today

Em 2011, mais de dez anos atrás, um acidente de moto causou uma grave lesão na coluna de Gert-Jan Oskam, o deixando paraplégico. Ele luta contra a paralisia nas pernas desde então — recentemente, porém, uma tecnologia pioneira permitiu que voltasse a andar naturalmente. 

Segundo informou a CNN, o homem holandês de 40 anos foi o primeiro voluntário de um estudo científico que usou a inserção de implantes no cérebro e na coluna para fazer uma "ponte digital" entre as duas partes do corpo do paciente, assim reestabelecendo a conexão que foi perdida quando a área foi lesionada.

O implante cerebral detecta a intenção de movimento e, a seguir, repassa o comando para os músculos do indivíduo. Essa comunicação, por sua vez, é realizada com o auxílio de um equipamento externo, que pode ser usado como uma mochila. No futuro, vale mencionar, os pesquisadores responsáveis pela iniciativa pretendem deixar a máquina menor e mais portátil. 

Meu desejo era voltar a andar e acreditei que era possível. Eu tentei muitas coisas antes, e agora devo aprender a andar normalmente de novo de forma natural, porque é assim que o sistema funciona", afirmou Oskam em uma coletiva de imprensa. 

Em suas tentativas anteriores, o holandês teria usado tecnologias em que era preciso fazer um movimento inicial para ativar o sistema que o auxiliava a caminhar. A diferença desta vez é que ele apenas precisa pensar em se mover para que ative os implantes, o que é o mesmo processo de alguém que não tem uma lesão espinhal, e, por isso, considerado uma "forma natural" de voltar a andar. 

História de sucesso

Ainda de acordo com a CNN, o paciente consegue iniciar o movimento, parar e subir escadas, tudo por conta própria, proporcionando muito mais independência em relação à sua vida anterior.

Gert-Jan Oskam já está testando os implantes faz um ano, e eles prosseguem funcionando de forma consistente. Atualmente, o homem consegue andar cerca de 100 metros por dia, além de ficar de pé sem muletas durante alguns minutos — e seu progresso apenas tende a aumentar.

O avanço científico proporciona, assim, uma mensagem de esperança para outras pessoas lutando com a paralisia dos membros.