Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vulcão Merapi

Vulcão Merapi entra em erupção na Indonésia

Autoridades locais informaram que vulcão Merapi expeliu fumaça e cinzas de até 7 quilômetros sobre os vilarejos

Redação Publicado em 11/03/2023, às 09h57 - Atualizado às 10h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vilarejo na Indonésia coberto de cinzas do vulcão Merapi - Getty Images
Vilarejo na Indonésia coberto de cinzas do vulcão Merapi - Getty Images

Neste sábado, 11, o vulcãoMerapi entrou em erupção na região de Yogyakarta, cidade na ilha de Java, na Indonésia, e expeliu fumaça e cinzas de até 7 quilômetros sobre os vilarejos. Em comunicado, a agência de gerenciamento de desastres do país (BNPB) informou que nenhuma vítima foi registrada até o momento. 

Segundo informações do portal G1, moradores dos vilarejos receberam um alerta por volta das 12h do horário local, aproximadamente 2h da manhã em Brasília, para interromperem as atividades e se abrigarem fora das zonas de perigo. Em comunicado, Yulianto, posto de monitoramento da área, afirmou:

Para antecipar o possível perigo da erupção do monte Merapi, aconselhamos à população que evite qualquer atividade na zona de perigo. O vulcão só foi observado como um evento único, houve 5-6 avalanches. Se a cobertura continuar a aumentar e a distância for superior a 7 quilômetros, é provável que os moradores sejam recomendados a evacuar".

Erupção

Em 2010, uma erupçãoviolenta do Merapi assolou a população da Indonésia, localizada no Círculo de Fogo do Pacífico, tendo um número de crateras maior do que qualquer outro território. Na época, um morador detalhou à agência de notícias AFP:

Ouvimos três explosões, às 18h (9h do horário brasileiro de verão), seguidas pelo lançamento de cinzas a 1,5 km de altitude e da formação de nuvens de vapor em torno". 
Vulcão Merapi, na Indonésia, em 2020. Foto: GettyImages 

Dados divulgados em reportagem da BBC mostrou que mais de 350 pessoas morreram, enquanto outras 70 mil precisaram ser encaminhadas para abrigos. Parte dos cidadãos foram levados até hospitais da região para receberem tratamento de queimaduras e problemas respiratórios ocasionados pela exposição à fumaça.