Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Zelenski

Zelenski revela que vai recuperar território da Crimeia a qualquer custo

Volodimir Zelenski se posicionou após fórum que contou com a participação de dezenas de países

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/08/2022, às 15h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zelenski durante entrevista coletiva hoje, 23 - Getty Images
Zelenski durante entrevista coletiva hoje, 23 - Getty Images

Nesta terça-feira, 23, Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia, afirmou que vai recuperar a Crimeia a qualquer custo, ainda que não tenha consultado outros países com antecedência. Após o governo pró-Kremlin ter sido derrubado na Ucrânia, em 2014, a península foi anexada à Rússia.

O local se tornou, ao longo dos anos, uma linha importante de abastecimento para as tropas de Putin, que é muito disputada por ambos os países. Durante uma entrevista coletiva em Kiev, Zelenskifez os tais comentários.

A ação ocorreu depois que líderes de dezenas de países e organizações internacionais participaram de um fórum intitulado Plataforma da Crimeia, em que o objetivo seria restaurar a integridade do território ucraniano.

No evento, Andrzej Duda, presidente da Polônia, ofereceu apoio a Zelenski: "A Crimeia era, continua e será parte da Ucrânia, assim como Gdansk é parte da Polônia, Nice é parte da França, Colônia é parte da Alemanha e Roterdã é parte da Holanda".

Últimos ataques

As instalações militares de Moscou na península foram alvos de explosões nos últimos dias, em que, em um desses, foi destruída uma base aérea, o que resultou com a destruição de metade dos jatos de combate da força naval russa do mar Negro. Moscou acusou que sabotadores poderiam estar atrás de tais episódios.

Kiev se recusa a fazer comentários oficiais sobre os ataques, porém, constantemente insinua que é responsável por eles, através de sabotagem ou com o uso de armas de longo alcance, segundo a Reuters, via Folha de S. Paulo.