Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Indica / LISTA

Literatura russa: 6 opções para quem quer começar a ler o gênero

Selecionamos cinco clássicos da literatura russa que você precisa conhecer

Lucas Peçanha Publicado em 12/06/2024, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Selecionamos cinco clássicos da literatura russa que você precisa conhecer - Créditos: Reprodução/Mercado Livre
Selecionamos cinco clássicos da literatura russa que você precisa conhecer - Créditos: Reprodução/Mercado Livre

A literatura russa, introduzida no ocidente na metade do século XIX, é mundialmente conhecida por sua riqueza cultural, profundidade psicológica e narrativas envolventes, contemplando reflexões filosóficas e personagens complexos. 

De Fiódor Dostoiévski a Liev Tolstói, conheça seis obras da literatura russa perfeitas para quem quer conhecer o gênero. Prepare-se para embarcar em uma jornada literária que irá cativar sua imaginação a cada página.

Ah, e não se esqueça de adquirir esses e mais livros no Mercado Livre.

1. A Morte de Ivan Ilitch, de Liev Tolstói (2009) - https://mercadolivre.com/sec/1VukdLU

Considerada uma das melhores novelas já feitas, “A Morte de Ivan Ilitch” conta a história de Ivan Ilitch, um bem sucedido juiz de instrução que, após conquistar uma vida tranquila, descobre que tem uma doença terminal. O livro narra as reflexões de Ivan sobre sua existência através de uma narrativa poderosa que só a grande literatura consegue traduzir.

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Mercado Livre

2. No Memórias do subsolo, de Fiódor Dostoiévski (2021) - https://mercadolivre.com/sec/2gbhf8o

Dostoiévski é um dos representantes da Era Dourada da literatura russa, assim como Liev Tolstói, e pode-se dizer facilmente que “Memórias do Subsolo” foi o ponto de virada na carreira do autor. A obra foi lançada originalmente em 1864, enquanto o autor morava em Moscou e sua esposa enfrentava seus últimos momentos de vida. 

Os leitores testemunham os relatos do narrador sobre sua conturbada história de vida, recusando-se a se tornar mais um mero trabalhador, e seu gradual exílio da sociedade à sua volta. 

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Mercado Livre

3. Quatro peças: A gaivota, Tio Vânia, Três irmãs e O jardim das cerejeiras, de Anton Tchékhov (2021) - https://mercadolivre.com/sec/1A7Ct4H

Anton Tchekhov explora como poucos as mágoas e frustrações humanas, sempre trabalhando com uma gama bastante diversificada e surpreendente de personagens. Filho de um pequeno comerciante falido, Tchekhov formou-se em medicina, porém começou a contribuir para revistas literárias ainda na faculdade. Entre 1896 e 1904, ano de seu falecimento, pôs no papel as quatro peças que compõem este volume, incluindo “O jardim das cerejeiras”, sua última peça escrita.  

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Mercado Livre

4. A Sonata a Kreutzer, de Lev Tolstói (2010) - https://mercadolivre.com/sec/1yNutoA

Uma das obras mais polêmicas do autor, “A Sonata a Kreutzer” é um retrato alucinante sobre o  adultério, contado sobre a perspectiva de um assassino. O livro se aprofunda no desequilíbrio nas relações entre homens e mulheres e a hipocrisia que reveste o comportamento sexual na sociedade, fazendo o autor largar mão de sua experiência pessoal ao escutar o relato angustiado de um homem traído pela esposa.

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Mercado Livre

5. O Mestre e Margarida (Nova edição), de Mikhail Bulgakov (2021) - https://mercadolivre.com/sec/2J9Vjxf

Possivelmente um dos maiores clássicos da ficção do século XX, a obra é um romance verdadeiramente revolucionário. Com um estilo original, reflete sobre o poder da escrita e do amor em tempos adversos. É uma sátira devastadora sobre vida ante o regime soviético, abordando temas como a censura e a repressão.

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Mercado Livre

6. Pais e filhos, de Ivan Turguêniev (2023) - https://mercadolivre.com/sec/1YTYv9H

Lançado em 1862, este romance se juntou à linhagem de obras inflamáveis de Turguêniev. Quase uma década após influenciar o movimento de emancipação dos servos com "Memórias de um caçador", "Pais e filhos" emerge no cenário tumultuado do aumento do movimento democrático revolucionário na Rússia. Devido à natureza revolucionária de sua obra, Turguêniev foi acusado de incitar os incêndios que naquela época assolaram São Petersburgo.

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Mercado Livre

+Saiba mais sobre os livros mencionados por meio do Mercado Livre: 

A Morte de Ivan Ilitch, de Liev Tolstói (2009) - https://mercadolivre.com/sec/1VukdLU

No Memórias do subsolo, de Fiódor Dostoiévski (2021) - https://mercadolivre.com/sec/2gbhf8o

Quatro peças: A gaivota, Tio Vânia, Três irmãs e O jardim das cerejeiras, de Anton Tchékhov (2021) - https://mercadolivre.com/sec/1A7Ct4H

A Sonata a Kreutzer, de Lev Tolstói (2010) - https://mercadolivre.com/sec/1yNutoA

O Mestre e Margarida (Nova edição), de Mikhail Bulgakov (2021) - https://mercadolivre.com/sec/2J9Vjxf

Pais e filhos, de Ivan Turguêniev (2023) - https://mercadolivre.com/sec/1YTYv9H

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.