Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Hoje tomada pelo nível alarmante de desmatamento, Amazônia já foi berço de grandes civilizações

Às vésperas da Cúpula de Líderes, boletim climático revela nível alarmante de desmatamento no mês de março nos últimos 10 anos; entenda o surgimento de pequenas sociedades na região

Reinaldo José Lopes e Joseane Pereira Publicado em 24/07/2019, às 09h00 - Atualizado em 22/04/2021, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de indígenas brasileiros - Getty Images
Retrato de indígenas brasileiros - Getty Images

De acordo com o portal UOL, recentemente, o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) divulgou um boletim afirmando que o nível de desmatamento da Amazônia foi o mais alto do mês de março nos últimos 10 anos.

Divulgado às vésperas da Cúpula de Líderes, que ocorre nesta quinta-feira, 22, e na próxima sexta-feira, 23, o boletim climático registrou um aumento de 216% em relação ao mesmo período de 2020. Ao todo, a destruição contabilizou 810 quilômetros quadrados em março deste ano.

"O acumulado de janeiro a março em 2021 (1.185 quilômetros quadrados) também apresenta recorde de desmatamento: o total desmatado é o maior da série de 10 anos, mais do que o dobro do registrado em 2020", declarou o Imazon, segundo o portal UOL.

Ainda segundo o relatório, a degradação da floresta amazônica teve um crescimento de 156% em relação ao mesmo período de 2019. Diante destes níveis alarmantes, a pauta foi adicionada a agenda da Cúpula de Líderes, convocada pelos Estados Unidos.

Vale ressaltar que este boletim veio em um momento de negociações entre os governos de Jair Bolsonaro e Joe Biden. O presidente brasileiro, por sua vez, se comprometeu em zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. Contudo, John Kerry, enviado especial dos EUA para o clima, exigiu medidas imediatas para combater a degradação da região amazônica.

Dinâmica econômica e política

Explicar o abismo entre o passado amazônico revelado pela arqueologia e o chamado presente etnográfico — ou seja, as condições relativamente modestas dos indígenas do território atual — envolve certa dose de conjecturas. Mais uma vez, é importante não enxergar a Amazônia como um único grande bloco: até onde sabemos, cada região tinha sua própria dinâmica econômica e política. Portanto, não faz sentido esperar que todas tenham caminhado juntas.

Desenho experimental com a projeção de pintura corporal em cerâmica arqueológica amazônica / Crédito: Erêndira Oliveira e Cristiana Barreto

Na Ilha de Marajó, por exemplo, as sociedades estratificadas construtoras de tesos parecem ter deixado de controlar os recursos pesqueiros e a vida ritual do leste da ilha cerca de dois séculos antes do primeiro contato com os europeus. Nessa época, cessam tanto o planejamento de novas estruturas monumentais quanto a produção em massa da arte marajoara “clássica”. Por quê?

Há quem fale em flutuações climáticas que poderiam ter alterado o regime das cheias e, portanto, o controle dos recursos ligados a esses eventos do qual dependiam as chefias de Marajó. Mais ou menos na mesma época, as pistas trazidas pela cerâmica apontam para a chegada de forasteiros de idioma Aruak à ilha, o que pode ter ocasionado conflitos (apesar da fama de bonzinhos dos canoeiros Aruak) e alguma forma de caos político.

Por outro lado, alguém mais cético poderia observar que mudanças climáticas e grupos invasores são os mais tradicionais curingas da pesquisa arqueológica, invocados de modo meio genérico toda vez que algum processo catastrófico misterioso precisa ser explicado. Sem mais e melhores dados, fica difícil apontar o que é mais provável.

No momento do contato com os europeus, todas as evidências apontam para a Amazônia como uma região com população relativamente densa em muitos lugares. Como explicar, portanto, as transformações que levaram à feição atual das etnias da Amazônia, com suas sociedades relativamente móveis, igualitárias e de pequena escala?

Podemos vislumbrar duas respostas para esse enigma: doenças infecciosas trazidas pelos europeus e mecanismos internos às próprias sociedades, que impediriam um crescimento em larga escala.

A morte importada

Um paradoxo muito similar ao amazônico também ocorreu no vale do Rio Mississippi, nos atuais Estados Unidos. Os relatos de exploradores espanhóis do século 16, confirmados pela arqueologia, também falam em grandes populações e monumentos — muitos deles são mounds, vagamente similares aos de Marajó —, mas o cenário muda radicalmente do século 18 em diante, com o desaparecimento quase completo da monumentalidade e da estratificação social.

Iauanauás, povo indígena que habita a Área Indígena Rio Gregório / Crédito: Wikimedia Commons

A ideia é que os primeiros contatos com os invasores ibéricos, em ambos os lugares, teriam sido suficientes para desencadear a transmissão de micróbios do Velho Mundo contra os quais não existiam defesas biológicas.

Sarampo, varíola, gripe e outros assassinos microscópicos dizimaram os povos que encontraram as primeiras expedições — e também outros grupos que nem chegaram a ver um europeu, mas tinham contatos comerciais, diplomáticos ou bélicos com os visitados por espanhóis ou portugueses. Esse telefone sem fio epidemiológico está comprovado, aliás, no caso mais documentado do Império Inca.

Antes que Francisco Pizarro e seu bando de aventureiros espanhóis iniciassem a conquista desse Estado andino, uma epidemia de varíola vinda dos territórios já conquistados pela Espanha ao norte matou milhares de habitantes dos domínios incas, incluindo possivelmente o próprio imperador Huayna Capac e outros membros da família real. Algo muito parecido pode ter acontecido na Amazônia brasileira.

Sociedades sem Estado ou contra o Estado?

É muito fácil enxergarmos o presente etnográfico da Amazônia como os "restos" de um passado grandioso. Mas algo que devemos ter em mente é o fato de que a "complexidade" de uma sociedade não se demonstra apenas por grandes monumentos e objetos cerâmicos, mas também por sua dimensão simbólica.

Mulheres Kayapó da Amazônia Brasileira / Crédit: Getty Images

Para o etnógrafo francês Pierre Clastres, autor da famosa obra "A Sociedade contra o Estado", a dinâmica social das populações amazônicas atuais estaria impedindo o surgimento de sociedades estratificadas.

O poder, segundo Clastres, não se concentra no chefe do grupo, mas sim no restante da população, que fica sempre "de olho" caso o líder demonstre um poder demasiado coercitivo e centralizado, zombando diariamente da figura do líder político — não como falta de respeito, mas como um mecanismo social padrão. Essas ferramentas internas impediriam o advento de sociedades demasiado estratificadas e desiguais.

Da mesma forma, o trabalho de arqueólogos como Eduardo Góes Neves, da Universidade de São Paulo (USP), indica que o auge das grandes aldeias da Amazônia Central veio pouco depois do ano 1000 do nosso calendário.

Nos séculos seguintes, há sinais sinistros de conflito e de declínio: a área ocupada em alguns sítios arqueológicos encolhe, outros ganham paliçadas, valas e até sistemas defensivos que tentam transformar a ponta de uma península em ilha, separada da terra firme.

Para Neves e seus colegas, ao invés da progressão constante rumo a uma complexidade social cada vez maior, várias regiões da Amazônia passavam por processos internos de natureza mais cíclica, alternando crescimento populacional e centralização política com fases de população menor, mais dispersa e mais igualitária.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia da Amazônia, de Eduardo Góes Neves (2006) - https://amzn.to/3gwDYE8

A Sociedade contra o Estado, de Pierre Clastres (2017) - https://amzn.to/3gDBP9o

Nós: Uma antologia de literatura indígena, de Mauricio Negro (org.) (2019) - https://amzn.to/3tyuBHF

Guerras da conquista: Da invasão dos portugueses até os dias de hoje, de Felipe Milanez e Fabricio Lyrio Santos (2021) - https://amzn.to/3tC1280

Os Índios e a Civilização: A integração das populações indígenas no Brasil moderno, de Darcy Ribeiro (2017) - https://amzn.to/2QAwpkH

Pensamento Descolonial e Direitos Indígenas, de Dailor Sartori Júnior (2017) - https://amzn.to/3gjrwHD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W