Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ucrânia

Ataques e ameaças: A situação da Ucrânia após explosão de ponte na Crimeia

Explosão de ponte na Crimeia compreende um novo capítulo da Guerra da Ucrânia

Redação Publicado em 10/10/2022, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Explosão de ponte na Crimeia - Reprodução/Vídeo/Youtube
Explosão de ponte na Crimeia - Reprodução/Vídeo/Youtube

No último final de semana, as manchetes mundiais foram tomadas pela explosão de uma ponte localizada na Crimeia. A estrutura, responsável por ligar a Rússia à península da Crimeia no sábado, 8, despertou o desespero de uma possível represália de Putin

Nas últimas horas, o mundo presenciou a resposta dos russos ao ataque. Cidades localizadas na Ucrânia, o que inclui Kiev, amanheceram com bombardeios aéreos não só em estruturas de energia, mas também em locais de passagens de civis, conforme repercutido pelo UOL. 

Ontem, 9, ao menos 17 civis faleceram diante de um bombardeio ocorrido na cidade de Zaporizhzhia. Ao mesmo tempo, 60 estão hospitalizadas - número que engloba seis crianças. 

Zelensky, atual presidente da Ucrânia, disse que as pessoas se manifestou após o ataque ocorrido.

O mundo deve ver a verdade. Um ataque com mísseis contra a população civil de Zaporizhzhia destruiu casas residenciais e particulares, onde as pessoas apenas dormiam à noite, apenas viviam, não atacavam ninguém", enfatizou ele. 

Putin já se manifestou sobre os episódios. Para ele, é uma resposta ao 'terrorismo' cometido pela Ucrânia. No entanto, a autoria da explosão ainda não foi revelada. 

"Se as tentativas de ataques terroristas em nosso território continuarem, as respostas da Rússia serão severas e sua escala corresponderá ao nível das ameaças representadas", disse Putin durante a abertura de um conselho de segurança nesta segunda-feira, 10. "Através de suas ações, o regime de Kiev se colocou em pé de igualdade com os mais odiosos grupos terroristas internacionais. É simplesmente impossível deixar crimes desse tipo sem resposta."

Registro de explosões em Kiev /Crédito: Getty Images

O Kremlin especificou que a explosão resultou em três mortes. Além disso, após um caminhão explodir, um incêndio acabou por deixar em chamas um trem que realizava transporte de combustível. Duas pistas de carros também foram derrubadas com o impacto.

Sergei Aksyonov, governador russo na Crimeia, explicou que o que existe agora é 'um desejo saudável de vingança' relacionado a explosão que afetou a ponte na Crimeia - o que ajuda a explicar o cenário de caos hoje na Ucrânia. 

Putin depositou a culpa nos membros dos serviços secretos da Ucrânia. Para o presidente russo 'não há dúvida'. 

Não há dúvida de que isto é um atentado terrorista com o objetivo de destruir uma infraestrutura civil criticamente importante da Federação Rússia", afirmou ele. 

Autoria

Conforme destacado anteriormente, a Ucrânia não reivindicou a explosão da ponte. Chama atenção que, através do Twitter, Oleksiy Danilov, atual secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, ironizou o episódio.

Ele publicou um vídeo que mostra lado a lado a explosão da ponte e uma gravação da atriz e cantora Marilyn Monroe entoando 'Happy Birthday, Mr. President' no aniversário de JFK. Vale lembrar que no dia anterior a explosão, Putin completou 70 anos. 

Já o Ministério da Defesa da Ucrânia, aproveitou a explosão para compará-la com a tragédia do cruzador russo Moskva. No Mar Negro, um ataque acabou por afundar a embarcação no Mar Negro durante o mês de abril. 

"O cruzador de mísseis guiados Moskva e a Ponte Kerch - dois notórios símbolos do poder russo na Crimeia ucraniana - caíram. Qual é o próximo passo, russos?", escreveu. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!