Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra

Charlie, a arara de Churchill que ainda vive a gritar "Malditos nazistas!"

O pássaro, um dos muitos que o premier tinha, continua xingando o Führer e seus partidários

André Nogueira Publicado em 01/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Churchill com suas aves. Em seu ombro direito, está Charlie - Getty Images
Churchill com suas aves. Em seu ombro direito, está Charlie - Getty Images

Winston Churchill foi uma das figuras mais caricatas, entre tantas, da Segunda Guerra Mundial. Repleto de frases irônicas, piadas ácidas e posicionamentos firmes em relação aos nazistas, nada mais digno que seu animal de estimação ser igualmente icônico. É o caso de Charlie, a arara do primeiro-ministro, que vive até hoje xingando os partidários de Hitler.

Mais de 50 anos depois da morte do dono, Charlie completou 104 anos, e mantem o vigor na hora de gritar: “F*** the nazis, F*** Hitler” (F***** os nazis, F***** Hitler, em tradução). Para os britânicos, cuja imagem de Churchill é extremante positiva, a arara sobrevivente tem o espírito e a determinação (e, claro, o palavreado) que mantêm o político vivo até hoje.

Charlie a arara no ombro de sua principal cuidadora, Sylvia Martin / Crédito: Getty Images

Churchill comprou o pássaro em 1937, e o ensinou desde cedo a xingar os nazistas. Desde 1965, com a morte do Bulldog, Charlie é mantido por uma série de cuidadores em Reigate Surrey, no Sul de Londres.

Segundo uma de suas cuidadoras, Sylvia Martin, a ave não tem o mesmo vigor de antes para agredir verbalmente os nazistas como no auge da Segunda Guerra, mas continua o fazendo em intensidade menor. Ela não fala mais tanto quanto era nova. “Ela está ficando um pouquinho agressiva e ranzinza agora que está velhinha. Mas sempre que ouve a porta de um carro, ela grita ‘tchau'”, afirmou para o The Mirror.


+ Saiba mais sobre as Guerras pelas obras abaixo:

1. A Primeira Guerra Mundial: Os 1.590 dias que transformaram o mundo - https://amzn.to/2XY5vTq

2. A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo - https://amzn.to/2q6vtrw

3. A história do mundo para quem tem pressa - https://amzn.to/2OuR85W

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a BlackFriday e estarão disponíveis até 01/12/2019. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.