Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Diferença criativa e briga: Os bastidores conturbados da novela 'Tieta'

Clássico da televisão brasileira, a novela da TV Globo resultou em ocasião tumultuada entre consagradas atrizes

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 18/05/2023, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Betty Faria (esq.) e Sônia Braga (dir.) caracterizadas como Tieta - Divulgação / TV Globo
Betty Faria (esq.) e Sônia Braga (dir.) caracterizadas como Tieta - Divulgação / TV Globo

Marco da televisão brasileira, Tieta fez sucesso durante sua exibição original, entre os anos 1989 e 1990 na tela da TV Globo, sendo líder de audiência com um enredo marcante. Além do sucesso e transmissões em diversos países, a versão da obra na plataforma de streaming Globoplay chegou a ser a novela mais vista do catálogo durante todo o ano de 2020, como informou Cristina Padiglione em seu portal.

A trama, apesar de contar com personagens do livro "Tieta do Agreste", lançado em 1977 pelo lendário escritor baianoJorge Amado, foi livremente alterada pelo diretor Agnaldo Silva, que adicionou alguns elementos mais populares para incrementar a trama na adaptação televisiva, como o próprio revelou ao Estadão em 1990.

Uma dessas alterações acabou adicionando um importante personagem ao enredo; Arturzinho (Marcos Paulo) sequer existia na história que originou a novela. Contudo, seu pai, o coronel Artur de Tapitanga (Ary Fontoura), foi aproveitado para a criação do laço parental — mesmo que, no livro, o militar não tivesse filhos.

Juracy (Ana Lúcia Torre) ganhou bem mais destaque na versão da TV Globo do que no livro, onde era apenas uma moradora de Santana do Agreste. O mesmo acontece com Dona Amorzinho (Lília Cabral), cujos detalhes no livro eram limitados a descrevê-la como "uma viúva".

Até mesmo o triângulo amoroso entre Carol (Luiza Tomé), Modesto Pires (Armando Bogus) e Aída (Bete Mendes) foi inventado por Aguinaldo, visto que na obra original, a companheira de Modesto tinha ciência dos casos extraconjugais do marido, mas simplesmente os ignorava.

Ti-treta

Se engana que todo o êxito da novela resultou apenas em momentos agradáveis; duas grandes atrizes da teledramaturgia brasileira se tornaram inimizades assumidas publicamente devido ao papel da protagonista.

Na novela, Tieta foi encarnada por Betty Faria. Contudo, Sônia Braga afirmou, em 1996, que o papel já era prometido a ela diretamente por Amado, muito antes das filmagens da telenovela. No ano das declarações, ela lançava o filme "Tieta do Agreste", este sim, com ela protagonizando.

Fiquei surpresa. Na mesma hora, o Jorge segurou minha mão e disse: 'minha filha, a Betty fará a Tieta na televisão'. Sempre admirei a Betty, tenho o maior respeito por ela. Sei que ela ficou machucada, mas acho que ela não foi informada sobre o processo", acrescentou a atriz ao Estadão.

Se engana quem acredita que Betty levou a situação na esportiva; á revista Época, em 2016, ela afirmou que não é amiga de Sônia: “Muito pelo contrário, ela não pediu licença para ser Tieta no cinema e isso foi péssimo. Eu fazia turnê na época, e, a cada cidade que chegava, as pessoas comentavam que ficaram indignadas", afirmou.