Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Do caos do Titanic a vida familiar conturbada: conheça a socialite Madeleine Astor

Com a tragédia, a jovem perdeu uma das pessoas mais importantes de sua vida — e foi julgada por seguir a vida após o ocorrido

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 21/06/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Madeleine (à esq.) e uma fotografia do RMS Titanic (à dir.) - Wikimedia Commons
Madeleine (à esq.) e uma fotografia do RMS Titanic (à dir.) - Wikimedia Commons

Nascida em nova York em 19 de junho de 1893, Madeleine Talmage Force teve uma educação cuidadosa além de sua criação com influência da Igreja Episcopal estadunidense. Com a inserção meticulosa na elite americana, a jovem conheceu John Jacob "Jack" Astor IV, o filho único de um casal bilionário.

Jack e Madeleine se casaram em 1911 com certa oposição pela diferença de idade do casal e pelo fato de que o rapaz já havia se divorciado, com a cerimônia sendo recusada por diversos ministros episcopais. A moça não ligou para este "detalha" e preferiu unir o poder aquisitivo de ambas as famílias.

Meses após o episódio, a união rendeu uma gestação, que foi comemorada com uma viagem para o Egito. O retorno os Estados Unidos, no entanto, teria de ser realizado naquele que era conhecido como mais seguro navio do mundo: o RMS Titanic. Partindo da costa britânica, o destino do casal seria diferente do que imaginavam no quarto dia de viagem.

Juntos enquanto puder

Hospedados na primeira classe, Medley estava com apenas 18 anos de idade e grávida de 5 meses quando o esposo avisou que o navio havia batido em iceberg, alegando que não parecia grave. A grávida recebeu uma pulseira que identificava prioridade e foi deslocada até o convés.

O casal, antes da viagem (à esq.) e a jovem com o filho recém nascido (à dir.) / Crédito: Wikimedia Commons

Madeline conseguiu um espaço no barco salva-vidas 4 junto com sua empregada e enfermeira pessoal, no entanto, o esposo não conseguiu acompanhá-la no bote. Insistindo no fato de que sua esposa estava grávida, o oficial Charles Lightoller negou sua entrada, orientando o homem a seguir a lista de prioridades.

Como a promessa de que outros barcos estariam disponíveis em breve para os rapazes, Astor se despediu da esposa e a orientou aguardá-lo após o resgate. O bote partiu e, horas depois, foi resgatado pelo RMS Carpathia, porém, o bilionário nunca mais foi visto, morrendo no naufrágio.

A vida após Astor

Após a volta aos Estados Unidos, a família de Astor acolheu a jovem e realizou todos os preparativos para que a mesma não sofresse durante a gravidez. Em 14 de agosto de 1912, nascia Jakey, criado junto com a família do pai durante quatro anos, até o relacionamento o seguinte de sua mãe vir à tona.

Ao se casar com o amigo de infância William Karl Dick, Madeleine não apenas teve que arcar com os custos completos do filho, como perdeu o direito a bolsa do seu fundo fiduciário. Os episódios de estresse foram contratados com o nascimento de mais dois filhos no novo relacionamento.

O casamento durou 17 anos e se encerrou em um conturbado divórcio devido a separação dos bens. Quatro meses depois da conclusão do processo, a socialite casou-se com o ator Enzo Fiermonte e novamente se divorciou, cinco anos mais tarde. Madeleine faleceu aos 46 anos de idade, vítima de uma doença cardíaca, em 27 de março de 1940.


+Saiba mais sobre o Titanic por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Titanic: a história completa, de Philippe Masson (2011) - https://amzn.to/3bw1ZFM

Titanic. A Verdadeira e Trágica História e os Atos de Heroísmo de Seus Passageiros, de Rupert Matthews (2014) - https://amzn.to/2VMYOmI

Monte o Titanic 3D, de Eni Carmo de Oliveira Rodrigues, Valentina Manuzzato e Valentina Facci (2018) - https://amzn.to/2RXTdJ6

Titanic: Voices from the Disaster (Edição Inglês), de Deborah Hopkinson (2012) - https://amzn.to/3cFxtcY

Príncipe de Astúrias. O Titanic Brasileiro, de Isabel Vieira (2014) - https://amzn.to/2xIcEie

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W