Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Dom Pedro I

Dom Pedro I sofreu quase 40 acidentes equestres

Por gostar de domas os animais, Pedro cavalgava com elegância e velocidade ímpar

Rodrigo Trespach, historiador e escritor Publicado em 07/09/2022, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reconstrução facial de Dom Pedro I - Cícero Moraes
Reconstrução facial de Dom Pedro I - Cícero Moraes

Desde muito cedo, o hiperativo Dom Pedro passou a frequentar cocheiras e cavalariças, aprendendo a montar e a lidar com cavalos, o que incluía ferrar os próprios animais.

Gostava de domar potros xucros, cavalgava com elegância e velocidade ímpar. Muitas vezes de forma temerária, principalmente quando usava a carruagem de quatro cavalos com a qual percorria velozmente, de chicote em mãos, as ruas cariocas e os arrabaldes da cidade.

Acidentes

Apesar da agilidade, sofreu quase 40 acidentes equestres enquanto esteve no Brasil, alguns bastante sérios. Devoto de Nossa Senhora da Glória, d. Pedro costumava sair a cavalo da Quinta da Boa Vista pela manhã, atravessar a cidade, assistir à missa no Outeiro e retornar a tempo de almoçar.

Em fevereiro de 1821, durante as agitações que obrigaram d. João VI a jurar a Constituição, entre idas e vindas, entre o Paço e o Palácio de São Cristóvão, no Rio, d. Pedro cansou dois cavalos.

Na viagem de retorno de Minas, em agosto, fez aproximadamente 480 quilômetros em quatro dias, deixando para trás seus acompanhantes. Segundo os cálculos da época, teria percorrido 1.600 quilômetros durante os 30 dias em que permaneceu entre os mineiros.

A viagem do Rio a São Paulo foi feita em 12 dias; na volta, pelo mesmo caminho, d. Pedro levaria apenas cinco dias.


'Ás margens do Ipiranga'

Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, 'Ás margens do Ipiranga' utiliza uma linguagem simples para explicar características pouco faladas sobre a
viagem que antecedeu o dia 7 de setembro de 1822. As histórias que não são tão
conhecidas pelos brasileiros são exploradas pelo autor Rodrigo Trespach, como um relato de viagem.


'Às margens do Ipiranga’  já está disponível para a pré-venda na Amazon Brasil. Garanta agora mesmo o seu exemplar!

Às margens do Ipiranga: A viagem da Independência ― a jornada de d. Pedro, do Rio de Janeiro a São Paulo, em agosto e setembro de 1822 - Rodrigo Trespach, 2022 https://amzn.to/3R09WYi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!