Matérias » Personagem

Eva Braun: A amante que morreu esposa

Obcecada por Hitler, Eva aceitou viver uma relação às escuras por 14 anos

Mariana Sgarioni Publicado em 21/10/2019, às 13h00

Eva Braun
Eva Braun - Getty Images

Linda, encantadora, amável, submissa e com tendência à autodestruição. Essas eram as qualidades de Eva Braun que chamaram a atenção de Adolf Hitler. Com ela, ele viveu um tórrido romance de 14 anos — ás escuras. Hitler nunca a reconheceu oficialmente como esposa e jamais a apresentou em público: só os amigos mais íntimos conheciam sua relação.

“Quando estavam juntos e chegavam visitas oficiais, Eva era obrigada a ficar trancada num aposento até que se fosse”, escreveu o camareiro Heinz Linge em suas memórias. O motivo era simples. O fuhrer dizia não poder se ligar a nenhuma mulher porque “milhares de alemãs que me escolheram ficariam desiludidas”.

Eva Braun era secretária do fotógrafo oficial de Hitler, Heinrich Hoffmann, na Baviera. De família burguesa, o pai da moça era um alto funcionário da administração escolar de Munique e nunc aprovou o romance com Hitler. Mas Eva era obcecada por ele. Tanto que, por duas vezes, tentou se matar por ciúmes. “Ela também sofria muito por não poder acompanha-lo em eventos oficias e ter de viver reclusa”, diz Linge.

Em 15 de abril de 1945, Eva se instalou no bunker de Hitler, de onde não saiu mais. Após assinar o livro de casamento, ela teria dito a um criado: “Agora, finalmente, és obrigado a me chamar de senhora Hitler”.


Saiba mais sobre Eva Braun e Adolf Hitler através das obras abaixo:

1. Eva Braun, Heike B. Görtemaker (2011) - https://amzn.to/2p0sU9O

2. A história perdida de Eva Braun, Angela Lambert (e-book) - https://amzn.to/2Jpnmgf

3. Eva Braun: Una vida con Hitler, Heike B. Görtemaker (e-book) - https://amzn.to/32AmNHT

4. Hitler, Ian Kershaw (2010) - https://amzn.to/31vXeWZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.