Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

De amante a esposa: a saga de Eva Braun como companheira de Hitler

Obcecada pelo líder nazista, Eva aceitou viver uma relação às escuras por 14 anos e apenas se tornou sua esposa à beira da morte

Mariana Sgarioni Publicado em 19/03/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eva Braun e Adolf Hitler sentados lado a lado - Wikimedia Commons
Eva Braun e Adolf Hitler sentados lado a lado - Wikimedia Commons

Linda, encantadora, submissa e com tendência à autodestruição. Essas eram as qualidades de Eva Braun que chamaram a atenção de Adolf Hitler. Com ela, ele viveu um tórrido romance de 14 anos — ás escuras. O Führer nunca a reconheceu oficialmente como esposa e jamais a apresentou em público: só os amigos mais íntimos conheciam sua relação.

“Quando estavam juntos e chegavam visitas oficiais, Eva era obrigada a ficar trancada num aposento até que se fosse”, escreveu o camareiro Heinz Linge em suas memórias. O motivo era simples. Hitler dizia não poder se ligar a nenhuma mulher porque “milhares de alemãs que me escolheram ficariam desiludidas”.

Fotografia de Eva Braun / Crédito: Getty Images

Eva Braun era secretária do fotógrafo oficial de Hitler, Heinrich Hoffmann, na Baviera. De família burguesa, o pai da moça era um alto funcionário da administração escolar de Munique e nunca aprovou o romance com o ditador. Mas Eva era obcecada por ele. Tanto que, por duas vezes, tentou se matar por ciúmes. “Ela também sofria muito por não poder acompanha-lo em eventos oficias e ter de viver reclusa”, diz Linge.

Em 15 de abril de 1945, Eva se instalou no bunker de Hitler, de onde não saiu mais. Após assinar o livro de casamento, ela teria dito a um criado: “Agora, finalmente, és obrigado a me chamar de senhora Hitler”.


+Saiba mais sobre Eva Braun e Adolf Hitler através das obras abaixo:

Eva Braun, Heike B. Görtemaker (2011) - https://amzn.to/2p0sU9O

A história perdida de Eva Braun, Angela Lambert (e-book) - https://amzn.to/2Jpnmgf

Eva Braun: Una vida con Hitler, Heike B. Görtemaker (e-book) - https://amzn.to/32AmNHT

Hitler, Ian Kershaw (2010) - https://amzn.to/31vXeWZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W