Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'Um Dia e Meio'

Descubra a história real por trás do filme sueco 'Um Dia e Meio' na Netflix

Filme sueco acompanha Artan, um homem que sequestra a ex-mulher para descobrir a localização da filha

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/09/2023, às 17h33 - Atualizado em 12/09/2023, às 09h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Um Dia e Meio', da Netflix - Reprodução/Netflix
Cena do filme 'Um Dia e Meio', da Netflix - Reprodução/Netflix

No começo do mês, chegou à Netflix um sufocante filme sueco que, desde seu lançamento, chama a atenção de amantes de cinema de todo o mundo: 'Um Dia e Meio', do ator e diretor sueco-libanês Fares Fares. Vale destacar uma mensagem pontuada logo nos primeiros minutos do longa: é "inspirado em acontecimentos reais", o que, é claro, sempre chama atenção.

De acordo com a sinopse, "o policial Lukas (Fares Fares) atende um chamado para negociar uma rendição num hospital. No local, um homem chamado Artan (Alexej Manvelov) mantém a ex-esposa Lousie (Alma Pöysti) como refém. O criminoso quer que a vítima o leve até sua filha, que após a separação dos dois agora mora em outra residência."

Em 'Um Dia e Meio', acompanhamos Artan, um homem que invade um centro de saúde local, armado, para falar com a ex-esposa, Louise. O objetivo é descobrir onde estaria a filha do casal, Cassandra, cuja custódia ele perdeu após ser acusado de agressão. Desesperado, ele sequestra a mulher e o policial Lukas, a fim de ganhar tempo para uma fuga, antes de a Força-Tarefa Nacional aparecer. 

+ O Diabo no tribunal: Netflix vai lançar documentário sobre a história que inspirou 'Invocação do Mal';

História verdadeira?

Conforme já mencionado, logo no início de 'Um Dia e Meio' é informado que o longa é inspirado em uma história verdadeira. No entanto, a verdade é que a trama toda é fictícia; apenas um detalhe realmente fora inspirado num acontecimento real.

Na edição de agosto-setembro da Vogue Escandinávia, o ator e diretor Fares Fares revelou que a ideia para o filme surgiu após ler um artigo de jornal de 2008. "Era sobre um homem que entrou no consultório médico com uma pistola e tentou obrigar a ex-mulher a contar onde ela tinha o filho", comenta.

Foram apenas algumas linhas, muito curtas, mas vi uma história de amor", acrescenta o cineasta.
Policial Lukas, personagem interpretado por Fares Fares em 'Um Dia e Meio'
Policial Lukas, personagem interpretado por Fares Fares em 'Um Dia e Meio' / Crédito: Reprodução/Netflix

A história em questão, conforme noticiado pelo site Digital Spy, não emplacou muito nos noticiários da época e, por isso, não existem muitas informações sobre como se desenvolveu o evento real e nem mesmo seu desfecho.

Ainda assim, felizmente Fares Fares teve a perspicácia singular de fazer uma produção inspirada em um detalhe que, há dias, vem tirando o fôlego dos espectadores de 'Um Dia e Meio'.