Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ferrari

Ferrari: Afinal, o que aconteceu com Lina Lardi? Amante é retratada em filme

No longa ‘Ferrari’ (2023), que estreou no Prime Video nesta semana, o público é introduzido a Lina Lardi, amante de Enzo Ferrari

Lina Lardi no filme 'Ferrari' (2023) - Divulgação
Lina Lardi no filme 'Ferrari' (2023) - Divulgação

Nesta semana, chegou ao catálogo da plataforma de streaming Prime Video o longa-metragem 'Ferrari', que relata parte da trajetória de Enzo Ferrari, um ex-piloto de corrida italiano que mudou o mundo do automobilismo ao fundar uma das empresas de carros mais famosas de todos os tempos: a Ferrari.

Dirigida por Michael Mann, a produção conta com nomes como Adam Driver, Penélope Cruz, Shailene Woodley e Patrick Dempsey. Também é importante ressaltar que o roteiro do filme foi baseado na biografia 'Enzo Ferrari: The Man and the Machine' ('Enzo Ferrari: o Homem e a Máquina', em tradução livre), publicada em 1991 e escrita por Brock Yates.

+ Ferrari: Como morreu Dino, o primeiro filho de Enzo?

No início do filme de Mann, é revelado o caso extraconjugal de Enzo Ferrari com uma jovem chamada Lina Lardi. Quando Enzo enfrenta turbulências na vida pessoal, ele é visto buscando refúgio na casa de Lina em Castelvetro di Modena, onde convive com seu filho Piero. E conforme o pequeno cresce, a mulher percebe a importância de seu filho ser reconhecido como um Ferrari

No filme, ao descobrir o caso de seu marido, Laura Ferrari pede que o marido não revele a verdadeira identidade de Piero enquanto ela estiver viva. Contudo, o longa-metragem termina sem revelar o destino do relacionamento entre Enzo e Lina, deixando o público intrigado com o que realmente aconteceu entre eles.

Laura Ferrari, interpretada por Penélope Cruz em novo filme, e na vida real - Reprodução/STX Entertainment

O destino de Lina 

O idealizador da Ferrari foi casado com Laura até ela falecer, em 1978, apesar do seu desejo de se separar da esposa, impossibilitado por grande parte de sua vida, pois, o divórcio só foi legalizado na Itália em 1970. Após a morte da esposa de Enzo, Lina e Piero mudaram-se para a casa de Ferrari, situada no número 11 do Largo Garibaldi, na cidade de Modena, Itália, repercute o The Cinemaholic. Porém, o dono da fabricante italiana não se casou com a amante.

Piero, sua esposa e filha se mudaram para a casa de Ferrari, assim como Lina, que agora ocupava seus próprios aposentos. Piero foi legalmente reconhecido como filho de Ferrari”, revelou Brock Yates no livro que inspirou o filme.

Na fase final de sua vida, o relacionamento de Enzo com Lina Lardi perdeu intensidade, embora ela permanecesse como sua companheira. Segundo a biografia, “A Ferrari foi deixada sozinha. Seu caso de amor com Lina Lardi já havia desaparecido há muito tempo, e ele nunca foi particularmente próximo da esposa ou da filha de Piero. Enzo Ferrari estava se tornando mais recluso e menos visível em público.”.

Shailene Woodley (Lina) e Adam Driver (Enzo) em 'Ferrari' (2023) - Divulgação/Neon

Além de Lina, outra mulher estava presente na vida de Enzo naquela época. Fiamma Breschi era a companheira do piloto Luigi Musso, que competia pela Ferrari, mas faleceu em um acidente, resultando na relação entre Enzo e Fiamma

Ele [Enzo] começou a me desejar. No início, ele insinuou isso e depois deixou bem claro. Ele me disse que não conseguia imaginar sua vida sem mim", disse Fiamma ao The Guardian, em 2004.

Na mesma entrevista, Fiamma disse que estava ciente e aceitava a presença de Lina na vida de Enzo: "Com a outra [Lina], ele sempre dizia que foi um acidente. A senhora Lina nunca dificultou sua vida. Quando ela estava infeliz, ia às compras em Modena. Seu outro passatempo era tricotar e com isso ela conseguia se contentar. Nós somos todos diferentes. Meu passatempo era dirigir uma Ferrari”. 

Embora Enzo e Lina não tenham se casado, seu filho Piero Ferrari herdou 10% da empresa do pai após a morte do magnata automobilístico. A falta da oficialização do relacionamento de Enzo e Lina não é surpreendente. 

"Estou convencido de que quando um homem diz a uma mulher que a ama, ele apenas quer dizer que a deseja e que o único amor perfeito neste mundo é aquele de um pai para seu filho.”, escreveu ele em 1961, segundo a Time.