Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Quem são os astronautas 'presos' no espaço em nave da Boeing?

Problemas técnicos na espaçonave starliner, da Boeing, deixam astronautas em situação incerta na Estação Espacial Internacional

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 27/06/2024, às 19h32 - Atualizado às 20h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Butch Wilmore e Suni Williams - Reprodução/NASA
Butch Wilmore e Suni Williams - Reprodução/NASA

Os astronautas Barry "Butch" Wilmore e Suni Williams deveriam ter voltado à Terra no dia 12 de junho, contudo, o retorno já foi adiado três vezes e agora sequer tem data marcada.

A missão, que originalmente deveria durar apenas 8 dias, começou em 5 de junho, quando Wilmore e Williams foram enviados à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da espaçonave Starliner, da Boeing. Problemas nos propulsores e vazamentos de hélio, de acordo com a NASA, atrapalharam completamente o cronograma da missão.

A nave Starliner foi projetada para permanecer ancorada na ISS por no máximo 45 dias, segundo as autoridades da NASA, aumentando a pressão para que os problemas técnicos sejam resolvidos rapidamente e garantir um retorno seguro dos astronautas.

Quem são?

Barry Wilmore, criado em Mount Juliet, Tennessee, de 61 anos, é capitão aposentado da Marinha americana. Vale ressaltar que ele já passou 178 dias no espaço durante sua trajetória, com impressionantes 8 mil horas de voo. Wilmore também atuou em missões militares no Iraque e na Bósnia.

Em uma missão anterior, a Expedição 41, realizada entre setembro e novembro de 2014, o ex-capitão passou 167 dias no espaço, explorando a composição de meteoros e as alterações no corpo causadas pelo ambiente. Durante a missão, ele realizou quatro caminhadas espaciais. Barry é casado com Deanna Newport e tem duas filhas.

Suni Williams, de 58 anos, trabalha na NASA desde 1998 e veterana de duas missões espaciais. Entrou para a história como segunda mulher astronauta com maior tempo de caminhada no espaço, após registrar fascinantes 50 horas e 40 minutos.

Williams também acumulou mais de 3 mil horas de voo em 30 aeronaves diferentes. Além disso, no NEEMO2, esteve durante 9 dias no laboratório submarino Aquarius, da Nasa.

Segundo o G1, em 1989, foi promovida a aviadora naval e passou a se reportar ao Esquadrão de Combate de Helicópteros nos Estados Unidos, participando de missões no Mediterrâneo, no Mar Vermelho e no Golfo Pérsico.