Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ferrari

Ferrari: Veja o que aconteceu com Laura Garello, esposa de Enzo Ferrari

Interpretada por Penélope Cruz em 'Ferrari', Laura Dominica Garello possui papel fundamental no legado da montadora; confira!

Éric Moreira Publicado em 26/02/2024, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Laura Ferrari, interpretada por Penélope Cruz em novo filme, e na vida real - Reprodução/STX Entertainment
Laura Ferrari, interpretada por Penélope Cruz em novo filme, e na vida real - Reprodução/STX Entertainment

Na última semana, chegou nos cinemas brasileiros um novo filme biográfico que, desde seu lançamento em outros países, é elogiado pela crítica: 'Ferrari'. 

Como o próprio nome do filme sugere, na obra podemos assistir parte da trajetória de uma das montadoras automobilísticas mais famosas e importantes do mundo, a Ferrari, além de acontecimentos da vida pessoal de seu fundador, Enzo Ferrari.

+ Ferrari: Veja a história real por trás do filme;

O responsável pela direção desse novo longa é Michael Mann — que também dirigiu 'O Último dos Moicanos' (1992). Quem dá vida ao personagem central, Enzo Ferrari, é o ator americano Adam Driver. Porém, mesmo que sua trama seja a central, outra personagem se destaca nas cenas: Laura Dominica Garello, ou então "Laura Ferrari", esposa de Enzo e uma das fundadoras da montadora.

+ Ferrari: Piloto interpretado por ator brasileiro teve morte trágica;

Quem interpreta a "mãe" da Ferrari no longa-metragem é a atriz espanhola Penélope Cruz. E em entrevista ao Entertainment Weekly, Cruz disse que encarou um grande desafio com o papel, pois, "ninguém sabia nada sobre Laura."

[...] começamos a fazer pesquisas juntos. Acabamos procurando pessoas que a conhecessem, e até conversando com estranhos na rua, pois, havia muito pouco escrito sobre ela. Não havia vídeo ou áudio dela, nada."

As poucas informações que a atriz descobria sobre Laura, geralmente, eram de pessoas que afirmavam que ela era 'louca' ou 'difícil'. "As pessoas tinham medo dela. Então eu disse: 'Temos que cavar mais fundo e ver quem realmente era essa mulher.'"

Penélope Cruz em 'Ferrari' / Crédito: Reprodução/STX Entertainment

De fato, embora Laura fosse frequentemente mencionada nas histórias sobre Enzo, os registros, geralmente, focam em sua carreira automobilística e em seu negócio de sucesso.

Porém, o que Penélope Cruz descobriu foi que "esta mulher esteve envolvida desde o primeiro dia". Visto isso, confira a seguir a verdadeira história por trás de Laura Dominica Garello, a esposa de Enzo Ferrari.

Casamento conturbado

Segundo a revista Elle, Laura Garello nasceu no ano 1900 — dois anos após Enzo. Eles se conheceram em 1921, em Torino, conforme relatado por Richard Williams no Motor Sport. Nessa época, ela trabalhava como dançarina, e eles se casaram somente dois anos depois, em 1923.

Laura Garello e Enzo Ferrari quando jovens / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

O casal teve um filho, Alfredo (apelidado de Dino), em 1932. Foi pouco após Laura anunciar a gravidez, que Enzo encerrou sua carreira de piloto. No entanto, Dino foi diagnosticado com distrofia muscular de Duchenne — um distúrbio degenerativo progressivo e irreversível no tecido muscular, em especial a musculatura esquelética —, e morreu ainda jovem, aos 24 anos.

A morte de Dino foi uma das razões para o casamento de Laura e Enzo ser tão desastroso quanto tão referenciado. Outra delas foi que Enzo teria amantes durante seu casamento; porém, uma dessas mulheres em específico foi especial: Lina Lardi.

Enzo e Lina começaram a sair no fim da década de 1920, e tiveram um romance realmente duradouro. Ele até mesmo a abrigou numa casa perto de Maranello, onde era localizada sua fábrica.

Porém, o fato relevante é que, com Enzo, Lina também teve um filho: Piero, que nasceu quando Dino tinha 13 anos. E todos esses acontecimentos, até o momento da morte de Dino, devastaram Laura.

Dino em uma Ferrari em fotografia de 1950, seis anos antes de sua morte / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Interferências 

Além de afetar o casamento dos Ferrari, a morte de Dino também fez com que Laura se tornasse mais crítica quanto aos gastos da empresa, e interferisse cada vez mais nos negócios. O que, inclusive, teria provocado uma série de atritos entre ela e vários de seus funcionários.

Um caso memorável que envolve o nome de Laura é uma confusão com o gerente de vendas Girolamo Gardini. Ele não gostava do envolvimento dela, o que resultava em constantes discussões — até que, quando ele ameaçou deixar a empresa, o próprio Enzo o demitiu.

Enzo Ferrari mais jovem, quando pilotava, e fotografia com o piloto Ferdinando Righetti, Enzo Ferrari e Dino Ferrari, respectivamente, em 1947 / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Disputa 

Nas pesquisas para criar Laura em 'Ferrari, o diretor Michael Mann descobriu que a esposa de Enzo ajudou-o com a empresa desde o início, até mesmo financeiramente.

"Sem perguntar a ele, ela penhorou um presente de casamento que ele lhe deu para construir o primeiro carro porque, com o depósito de 10%, eles não tinham dinheiro para comprar os componentes", disse o cineasta em painel ao Deadline.

Porém, mesmo que tenham se amado em algum momento, e considerando a ajuda que Laura deu para Enzo no início, posteriormente, a relação ficaria mais conhecida pelo conflito com relação ao destino das ações da empresa.

Isso porque Enzo deu a esposa metade das ações, entretanto, tentava recuperá-las antes de um acordo com a Ford e a Fiat — que só aconteceria realmente em 1963.

Piero Ferrari / Crédito: Getty Images

Por fim, Laura Ferrarimorreu em 1978, em Módena, na Itália. Até o fim de sua vida, seguiu casada com Enzo, pois, o divórcio só foi legalizado no país em 1970 — e, bem, talvez eles não enxergassem razão em se divorciar aos 70 anos, depois de cinco décadas casados.

Enzo morreria 10 anos depois dela, em 14 de agosto de 1988, aos 90 anos. Antes disso, porém, Piero adotou realmente o sobrenome Ferrari, e hoje possui 78 anos. Ele é o vice-presidente da montadora de carros de luxo.