Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ziraldo

Flicts: Por que Neil Armstrong deixou um recado no livro de Ziraldo?

Em um encontro no Copacabana Palace, o desenhista e escritor Ziraldo foi elogiado por Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na lua

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 06/04/2024, às 21h13 - Atualizado em 07/04/2024, às 10h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ziraldo (à esqu.) e Neil Armstrong (à dir.) - Tomaz Silva/ABr e Divulgação/NASA
Ziraldo (à esqu.) e Neil Armstrong (à dir.) - Tomaz Silva/ABr e Divulgação/NASA

Faleceu neste sábado, 6, aos 91 anos, Ziraldo, um dos maiores escritores e cartunistas do Brasil. A informação foi confirmada por familiares, que revelaram que o pai do 'Menino Maluquinho' faleceu enquanto dormia em sua residência, localizada no Rio de Janeiro.

Responsável por uma carreira icônica e nostálgica, Ziraldo viveu momentos marcantes. Um exemplo é o dia em que conheceu o astronauta Neil Armstrong, que se tornou o primeiro homem a pisar na lua.

Em entrevista ao Arquivo N, da Globo News, o escritor resgatou o encontro que teve com o astronauta no Copacabana Palace.

O desenhista foi parabenizado por Armstrong, algo que jamais imaginaria. "Ele levantou, veio andando e falou: 'Congratulations' [parabéns]", afirmou o escritor. "Aí eu falei com meu maravilhoso inglês: 'Não, essa frase é minha. Eu que tenho que dar parabéns a você'. Ele respondeu: 'não, eu apenas fui à lua, o senhor fez um livro'".

Flicts e a lua

No ano de 1969, Ziraldo lançou Flicts, um de seus trabalhos mais elogiados. Nas páginas, ele narra a comovente história de uma cor que não encontra seu verdadeiro lugar. Ao lado de cores como vermelho e amarelo, ela se sente excluída.

Assim, embarca numa viagem com o objetivo de encontrar sua origem. No final da obra, uma informação chama atenção: "Mas ninguém sabe a verdade (a não ser os astronautas) que de perto, de pertinho, a Lua é Flicts".

[Colocar ALT]
O registro feito por Neil Armstrong /Crédito: Divulgação

E quem mais poderia confirmar essa informação além de Neil Armstrong? Assim, uma edição especial em inglês foi dada ao astronauta.

Daniela Thomas, filha de Ziraldo, viu o encontro de perto e disse que Neil, de fato, se mostrou interessado pelo livro brasileiro.

Assim, Ziraldo tinha a intenção de conseguir uma resposta de Neil. Afinal, a cor da Lua é Flicts?

Bom, além de confirmar a informação, o primeiro homem a pisar na lua também registrou em suas próprias palavras no livro, que eternizou as futuras edições de 'Flicts'.