Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Griselda

Griselda: Veja o que aconteceu com a brutal 'rainha da cocaína'

Foco de nova série da Netflix, Griselda Blanco construiu um império de assassinatos e pó, resultando no infame apelido de 'rainha da cocaína'

Éric Moreira Publicado em 01/02/2024, às 17h03 - Atualizado em 05/02/2024, às 20h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Griselda Blanco: realidade e ficção - Domínio Público via Wikimedia Commons / Divulgação/Netflix
Griselda Blanco: realidade e ficção - Domínio Público via Wikimedia Commons / Divulgação/Netflix

Na última semana, uma série que chama atenção na Netflix é 'Griselda'. Com a presença ilustre de Sofía Vergara dando vida à mulher que dá nome à obra, a produção conta, em seis episódios, parte da história de Griselda Blanco Restrepo, uma das mais notórias narcotraficantes colombianas, que inclusive viria a ser considerada "rainha da cocaína".

"Inspirado em eventos reais, este drama fictício retrata a jornada de Griselda Blanco desde Medelín até se tornar a 'Madrinha' do império do tráfico de drogas de Miami", explica a sinopse da Netflix. 

Nos momentos finais da série, enquanto observamos Griselda ainda na prisão, podemos ler o que acontece com a narcotraficante após os eventos narrados. A série descreve que ela retornou para Medellín, na Colômbia —estava presa na Califórnia —, mas foi morta a tiros no dia 3 de setembro de 2012, aos 69 anos, enquanto saía de um açougue. Confira que fim levou Griselda Blanco na vida real:

Brutal rainha 

Não surpreende a figura de Griselda chamar tanta atenção do público, considerando-se que ela não só foi uma poderosa narcotraficante, como também pioneira do crime organizado.

Além de "rainha da cocaína", Blanco também era considerada madrinha do Cartel de Medellín — aquele fundado por Pablo Escobar, um dos narcotraficantes mais poderosos de toda a história, representado na série 'Narcos' —, sendo lembrada por massacrar brutalmente qualquer um. 

+ Como foi a morte de Pablo Escobar, há 29 anos;

Ela mataria você se lhe devesse dinheiro e não quisesse pagar. E se você lhe devesse dinheiro e não pudesse pagá-la, ela mataria você do mesmo jeito. Era vitória certa para ela, e derrota certa para qualquer outro", descreve Nelson Andreu, ex-chefe de polícia de West Miami, que passou dez anos de sua vida tentando prender Griselda Blanco, em entrevista ao Today.
Sofía Vergara como Griselda Blanco em 'Griselda' / Crédito: Divulgação/Netflix

A queda 

Em 1985, Griselda Blanco foi presa e condenada a 15 anos de prisão, indiciada pelo tribunal distrital dos Estados Unidos do distrito sul de Nova York por conspirar para fabricar, importar para os Estados Unidos e distribuir cocaína.

Anos depois, em 1998, ela ainda fechou um acordo judicial e se declarou culpada por assassinatos em segundo grau, ao passo que investigações acerca desses casos já se desenrolavam há mais de uma década; então, foi condenada a cumprir três sentenças simultâneas de 20 anos.

Griselda Blanco presa / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Em 2004, ela foi liberta da prisão e deportada para a Colômbia, onde viveria por apenas mais oito anos, explica o Today.

A morte

Era dia 3 de setembro de 2012 quando Griselda Blanco, já com seus 69 anos, foi morta enquanto saía de um açougue na cidade de Medellín, na Colômbia. O assassinato, de fato, refletiu a brutalidade que marcou a reputação de Griselda: ela foi executada por um homem que estava numa motocicleta, explica o The Guardian.

Na época, Bruce Bagley, então chefe do Departamento de Estudos Internacionais da Universidade de Miami, disse ao veículo que sua morte foi "uma espécie de justiça poética": "Ela pode ter se aposentado na Colômbia e não ser o tipo de jogadora que era no início, mas tinha inimigos persistentes em quase todos os lugares que você olha."

Por fim, Griselda Blanco foi sepultada no cemitério Jardines de Montesacro, mesmo local em que está Pablo Escobar. Vale mencionar que, em sua vida, Griselda teve quatro filhos: Uber, Dixon e OsvaldoTrujillo, os três ainda antes de ela se mudar para Miami, e Michael Corleone Blanco, o caçula. E da maneira como a série retrata, os três mais velhos foram mortos enquanto ela estava presa.

+ Griselda: Veja o que aconteceu com os filhos da 'rainha da cocaína';

Michael segue vivo, atualmente com 45 anos de idade. Dono de uma marca de roupas e acessórios, a Pure Blanco, ele se autodenomina no site da empresa como "o filho orgulhoso de Griselda Blanco".

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!