Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nazismo

Há exatos 80 anos, o Fuhrer quase foi morto pelo comunista Georg Elser

Ataque ocorreu em uma cervejaria de Munique, em novembro de 1939, causando sete mortes e danos massivos

Joseane Pereira Publicado em 08/11/2019, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura do livro "Adolf Hitler - Fotos da vida do líder" - Getty Images
Pintura do livro "Adolf Hitler - Fotos da vida do líder" - Getty Images

Em novembro de 1939, o líder nazista estava fazendo seu discurso anual  na cervejaria Bürgerbräukeller, em Munique. Era o 16º aniversário do Beer Hall Putsch, ou “Golpe da Cervejaria”, evento que comemorava a tentativa de golpe de estado planejado pelo Partido Nazista contra o governo da Baviera alemã, ocorrida em 1923.

Ele usou o evento para zombar de seus inimigos e se gabar do sucesso na guerra. Mas o que ninguém desconfiava era que, a poucos metros de onde o Fuhrer estava, jazia uma bomba prestes a explodir.

[Colocar ALT]
Georg Elser / Crédito: Getty Images

O objeto era fruto do trabalho de um carpinteiro comunista, Georg Elser, que previra a ameaça do nazismo à Alemanha. Ele construiu uma bomba com temporizador de 144 horas. Se mudando para Munique, ele passou a visitar a cervejaria todas as noites escavando secretamente uma cavidade para inserir o explosivo.  

Após várias semanas, o carpinteiro instalou a bomba com sucesso, programando-a para explodir no dia 8 de novembro de 1939, às 21h20 —  mesma data e hora em que Hitler discursava todos os anos.

Entretanto, neste ano, o Fuhrer terminou seu discurso mais cedo, ansioso para voltar a Berlim. Treze minutos após a partida, a bomba explodiu, causando sete mortes e danos massivos. O teto desabou logo acima de onde ele estava, e mais de 60 pessoas ficaram feridas no local.

Elser foi capturado na mesma noite, antes mesmo da bomba explodir, quando tentava atravessar a fronteira para a Suíça. Confessando seu plano às autoridades, ele passou seus últimos anos confinado em campos de concentração. Em abril de 1945, quando o Terceiro Reich desmoronou, o infeliz carpinteiro foi arrastado de sua cela e executado pela SS.


Saiba mais sobre o ditador nazista pelas obras abaixo:

Ascensão e queda do Terceiro Reich, William L. Shirer

Link - https://amzn.to/2pPD7G8

Mein Kampf: A história do Livro, Antoine Vitkine

Link - https://amzn.to/34ceoLh

Um banquete para Hitler: A morte está servida, V. S. Alexander

Link - https://amzn.to/2pfjyXJ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.