Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra

Dia D: Há exatos 76 anos, acontecia o grandioso desembarque na Normandia

Neste dia, em 1944, acontecia a operação Overlord, a maior invasão por mar da história e deu início à libertação dos territórios ocupados pelas tropas do Terceiro Reich

Redação Publicado em 06/06/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das foto que eternizou o Desembarque na Normandia - Wikimedia Commons
Uma das foto que eternizou o Desembarque na Normandia - Wikimedia Commons

A invasão da Europa efetuada pelos Aliados no nordeste da França contra o exército invasor de Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial, começou com a Batalha da Normandia, em 1944. A invasão recebeu o nome de código “Operação Overlord” e começou com o desembarque das tropas aliadas no continente – cujo nome de código era “Operação Netuno”. Os preparativos dessa operação se iniciaram no Reino Unido.

A Operação Overlord envolvia o grosso dos exércitos americano e imperial britânico, apoiados por tropas auxiliares francesas, polonesas e de outras nacionalidades, para assaltar as praias da Normandia por meio de desembarques anfíbios. A missão começou na madrugada de 6 de junho, quando dez divisões americanas, britânicas e canadenses chegaram entre os rios Orne e Vire.

Ainda que os objetivos previstos não tenham sido alcançados e tenha se conquistado muito menos terreno que o esperado, foram instaladas sólidas cabeças de praia onde no decorrer dos próximos dias desembarcariam 250 mil homens e 50 mil veículos. A operação desenvolveu-se de 6 de junho – o Dia D – até 25 de agosto, quando Paris foi libertada.

Desembarque na praia Omaha, junho de 1944 / Crédito: Wikimedia Commons

A batalha começou quando paraquedistas americanos da 2a e da 101a divisões aerotransportadas e forças especiais britânicas transportadas em planadores conseguiram se colocar atrás da primeira linha defensiva alemã, impedindo a rápida chegada de reforços inimigos. Dias antes, os Aliados realizaram fortes bombardeios com o objetivo de destruir as vias de comunicação e a artilharia inimiga.

As tropas aliadas desembarcaram nas praias normandas com nomes de código: Omaha e Utah – americanos –, Sword e Gold – britânicos – e Juno – canadenses. Ao anoitecer, a cabeça de praia estava tomada, e milhares de soldados aliados desembarcaram durante as semanas seguintes. A praia mais difícil de ocupar foi a de Omaha, onde 6 mil americanos morreram e 15 mil foram feridos.

A praia onde a Wehrmacht opôs maior resistência foi a Juno, defendida pela divisão 716a e com uma fila de Panzers no caminho, que causaram cerca de 550 baixas canadenses. As forças alemãs conseguiram exterminar, assim como em Omaha, 50% da primeira leva aliada. Juno foi a primeira praia a ser conquistada; nesse dia, as tropas canadenses penetraram no interior da França, mais do que qualquer outro exército aliado.

Gold foi a segunda praia mais fácil de ocupar depois de Utah, e assim as tropas inglesas conseguiram seus objetivos sem maiores dificuldades. Sword contava com uma forte resistência, mas, graças à coordenação do exército inglês, também foi uma praia simples de conquistar.


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial por meio das obras disponíveis na Amazon:

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W