Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Influência, poder e dinheiro: Margarida de Valois, a mais poderosa rainha europeia

Muitos tentaram tirar sua centralidade na corte francesa, incluindo seu marido, mas ninguém abalou essa importante figura da monarquia

André Nogueira Publicado em 20/04/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Margot - Wikimedia Commons
Rainha Margot - Wikimedia Commons

Margarida de Valois foi uma das mais icônicas rainhas da Europa, símbolo da sede de poder e subversão dos padrões patriarcais da época. Filha da também controversa Rainha Catarina de Médici, esposa do Rei da França, ela era uma pessoa com amor pela vida e ódio às repressões. Desde criança, a futura rainha foi criada para ser uma mulher forte, sendo disciplinada pela mãe nas artes da política, diplomacia e até a guerra.

Considerada uma mulher muito bonita, Margarida também projetava os próprios vestidos e chegou a ser uma estilista de moda muito requisitada entre as cortes europeias. De gênio forte, ela não se acostumou bem com a tradição nobiliárquica de casamentos arranjados para a manutenção do poder, o que gerou um atrito familiar.

A principio, Margarida ia se casar com Carlos, filho de Felipe II da Espanha, por influência da mãe. Porém, essas negociações tomaram longo tempo e não tiveram sucesso. Nesse momento de espera, a princesa teve um caso amoroso com Henrique, filho do duque de Guise. Segundo especulações, o romance foi descoberto por Catarina em um flagra na cama, o que irritou a rainha e levou à expulsão do jovem da corte.

Catarina com os filhos / Crédito: Wikimedia Commons

Novas negociações levaram Margarida a se casar com Henrique de Navarra, um primo distante. Preocupada com o destino da dinastia, que estava em decadência, o matrimônio foi organizado pela Rainha Catarina, que perdera os três herdeiros. A cerimônia ocorreu em 1572, mas não possibilitou a origem de um novo sucessor: sem conseguir evitar, Henrique de Navarra tornou-se o primeiro rei da França da dinastia Bourbon. Porém, com influência muito forte de Margarida, considerada a última monarca dos Valois.

O caso também foi um escândalo religioso gigante, pois, o casamento ocorreu dias após o massacre de São Bartolomeu (morte de diversos protestantes em Paris), e Henrique e Margarida eram, respectivamente, huguenote e católica. O casamento era fadado ao fracasso: infelizes, eles fugiram para os Pirineus, onde podiam agir naturalmente. A situação era tão extrema que ambos tinham amantes, com conhecimento do cônjuge.

Isso mudou em 1582, quando o casal retornou a Paris por conta de uma doença que atingiu Margarida. Mesmo assim, ela continuou se aproveitando de um forte poder e grande riqueza que tinha, mesmo sem amar o marido. Porém, o poder que Margarida concentrava levou a  um impasse com o parceiro: ela influenciava demais a política, agia de maneira independente e confrontava a posição do rei. Por isso, ficara presa por 18 anos, devido pressões da corte francesa.

Henrique de Navarra com Margarida de Valois / Crédito: Wikimedia Commons

Nessa situação, Henrique decidiu se divorciar de Margarida. Mas, por questões dinásticas, o rei foi obrigado a mante-la ou perderia seu poder. Popular e conhecida, era um processo muito delicado removê-la dos círculos de influência, o que fez com que a monarca tivesse poderes até a morte, em 1615, mesmo que no fim da vida tivesse se dedicado mais a si mesma.


+ Saiba mais sobre os Valois pelas obras disponíveis da Amazon:

A Rainha Margot, de Alexandre Dumas (2016) - https://amzn.to/3eDdZas

The Hundred Years’ War: A Captivating Guide to the Conflicts Between the English House of Plantagenet and the French House of Valois That Took Place During the Middle Ages - https://amzn.to/2RUmi89

Les Reines de France au Temps des Valois, de Simone Bertière (1996) - https://amzn.to/2Kg62u2

The history of France under the kings of the race of Valois, de Nathaniel William Wraxall (2018) - https://amzn.to/2Vlp9ZZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du