Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Cinema

Do martelo do Thor ao escudo do Capitão América: O mistério por trás dos super-heróis

Existem inúmeros segredos por trás das histórias de alguns ícones do universo Marvel e DC

Letícia Yazbek Publicado em 28/04/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

1 . O martelo do Thor 

Crédito: Marvel

O Martelo Mjolnir é uma arma fatal criada por Odin para Thor. Apenas os heróis dignos podem erguer o Martelo. Essa magia foi criada por Odin para que a arma não fosse usada por inimigos de Thor ou qualquer pessoa com objetivos negativos. Para essas pessoas, o Martelo se torna muito pesado, impedindo que consigam segurar. Thor e Odin são alguns dos heróis que podem erguer o Mjolnir, mas outros personagens já foram capazes de pegá-lo. Nas histórias em quadrinhos, Capitão América, Hulk e Super-Homem já ergueram o Mjolnir.


2. O escudo do Capitão América 

Crédito: Marvel

O escudo do Capitão América é feito de uma liga metálica de adamantium com vibranium, um metal encontrado apenas em Wakanda, terra do Pantera Negra. O vibranium consegue absorver qualquer impacto, vibração ou radiação que é disparado contra ele. O escudo indestrutível é usado para defesa e também ataque, funcionando como um bumerangue. É o único objeto feito da mistura de adamantium e vibranium – nas outras tentativas que foram feitas, o material se tornou quebradiço e perdeu as características de cada metal.


3. A cor do incrível Hulk 

Crédito: Marvel

Os poderes adquiridos por Dr. Robert Bruce Banner fizeram com que, quando ele estivesse com muita raiva, se tornasse um ser enorme e muito forte, com a pele verde. Mas sabia que, quando foi criado, Hulk era cinza? A qualidade da impressão da revista acabou variando a cor – em algumas cenas, o cinza parecia verde. Para resolver o problema, os criadores do herói decidiram assumir a nova cor. Hulk também já ganhou versões azul, vermelha e laranja.


4. O  Super-homem e a criptonita 

Crédito: DC

A criptonita é um mineral criado a partir dos restos do planeta natal do Super-Homem, Krypton. A radiação faz com que ele fique fraco e perca seus poderes. Isso acontece porque a criptonita interage com as células do herói, destruindo a habilidade das células de receber energia da luz solar, principal fonte do seu poder. 


5. As cicatrizes do Coringa

Crédito: DC

A história de Coringa é repleta de mistério. Há muitas histórias sobre como ele ficou com a aparência que tem, e não se sabe ao certo qual versão é a verdadeira. Uma delas diz que o vilão era um engenheiro químico que, ao perder o emprego, se une a um grupo de ladrões para fazer assaltos. Um dos roubos acontece na fábrica onde ele trabalhava. Batman chega para impedir o roubo e, durante a luta, Coringa cai em um tonel de produtos químicos e fica todo deformado. Outra versão diz que o vilão acabou tendo o rosto cortado quando era criança e ficou com o rosto repleto de cicatrizes.


6. Capacete do Magneto 

Crédito: Marvel

O capacete do vilão Magneto é feito de adamantium, o mesmo metal indestrutível que forma os ossos do Wolverine. O capacete foi criado por cientistas soviéticos para o também mutante e vilão Dr. Shaw. Até que o objeto foi roubado após uma briga com o Dr. Shaw. Com o capacete, Magneto se protege dos poderes de outros mutantes, como controle da mente e telepatia.


7. Perda de memória do Wolverine 

Crédito:
Crédito: Marvel

Existem diferentes versões da perda da memória do herói. No filme "X-Men Origens: Wolverine", o vilão William Stryker dispara um tiro de bala de adamantium, que atinge a cabeça de Wolverine. O cérebro do herói se regenerou, mas a bala feita de adamantium fez com que as memórias deles fossem apagadas para sempre. Nas histórias em quadrinhos, o programa Arma X apaga toda a memória de Wolverine, colocando implantes de memórias falsas para que ele se torne um melhor agente de elite. Aí, Wolverine acabou perdendo a noção da real identidade e do passado que teve.


8. A paraplegia do Charles Xavier

Crédito: Marvel
Crédito: Marvel

As histórias em quadrinhos contam que, certa vez, Charles Xavier estava na região do Himalaia, tentando deter os planos de invasão do alienígena Lúcifer. Ao ser impedido por Xavier, o vião o atacou com uma grande pedra, deixando-o paraplégico. O filme "X-Men – Primeira Classe" mostra uma versão diferente: o vilão Magneto desvia as balas atiradas por Moira McTaggert, que estava indo na direção dele, e acaba acertando Charles Xavier sem querer.