Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

A história por trás da carruagem de 2.000 anos enterrada com restos de dois cavalos

Junto da carruagem foram encontrados fósseis e artefatos que apontam para uma curiosa tradição da Bulgária

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/04/2023, às 09h34 - Atualizado em 28/04/2023, às 10h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carruagem trácia e fósseis descobertos na Bulgária - Divulgação/UBB/Veselin Ignatov
Carruagem trácia e fósseis descobertos na Bulgária - Divulgação/UBB/Veselin Ignatov

Um time de arqueólogos encontrou, quase 15 anos atrás, uma descoberta tão fascinante que vem viralizando na internet diversas vezes desde então. A primeira vista, é só uma carruagem conservada, mas, se olhar mais a fundo, um costume impressionante da Bulgária se revela.

Veselin Ignatov, um arqueólogo do Istoricheski muzej Nova Zagora, um museu da Bulgária, liderou um time de especialistas que encontrou uma carruagem de 2.000 anos, juntamente dos ossos de dois cavalos e um cachorro. O achado aconteceu em 2008, em terras que pertenceram à Trácia, região que englobava Grécia, Turquia e Bulgária e foi anexada pelo Império Romano no ano 43 a.C.

A carruagem era coberta de bronze e, um dia, provavelmente já teve cenas da mitologia trácia decorando o carro. Hoje, esses entalhes são difíceis de se enxergar, já que a carruagem está a tanto tempo enterrada. A idade exata do artefato é incerta, e talvez esteja mais próxima de 1.800 do que de 2.000 anos.

Enterro búlgaro

A carruagem fora encontrada no vilarejo de Karanovo, no sudeste da Bulgária. Um ano depois do primeiro achado, em 2009, o arqueólogo Veselin Ignatov e sua equipe encontraram uma tumba de tijolos próxima à carruagem. Nela, foram encontrados os restos de um homem vestido em algo que parecia uma armadura, provavelmente um nobre ou um governante na Trácia Antiga

O homem misterioso foi enterrado com diversos itens, como moedas de ouro, anéis de ouro e um cálice de prata retratando o deus Eros, da mitologia grega. Esse tipo de prática pode parecer estranho, mas, na verdade, era relativamente comum na Bulgária, onde Ignatov explica que foram encontrados diversos sepultamentos de carruagem na região e na época.

"Sepultamentos de carruagem?!" Sim. Os arqueólogos afirmam que essa é uma forma que teve suas primeiras aparições há cerca de 2.500 anos, onde nobres eram enterrados próximos às suas carruagens, especialmente comum na Bulgária, onde a prática possivelmente começou. Esses tipos de sepultamento eram ainda mais comuns durante o domínio romano sob a Trácia.

Outra foto do sepultamento de carruagem de Karanovo, de um ângulo que foca mais a estrutura do veículo - Divulgação/UBB/Veselin Ignatov

Era possível encontrar sepultamentos de carruagem em outros lugares, mas na Trácia a prática era bem mais popular e real. Segundo o Live Science, Ignatov escreveu em um artigo de 2007 que as carruagens representam "prestígio, poder e autoridade", e provavelmente estavam ali no túmulo para serem usadas pelos nobres no pós-vida.

Fósseis animais

Os cavalos enterrados juntos da carruagem foram provavelmente mortos para serem enterrados. Em um sepultamento como esse, algo que também poderia acontecer seriam oferendas animais para as divindades, como porcos, cachorros, ovelhas e cervos, junto de libações (derramamento de líquido em honra de um deus) de vinho, o que explicaria os ossos de um cão no túmulo.

Em outros sepultamentos, até as carruagens eram quebradas ou separadas em pedaços menores antes de serem enterradas. Uma das coisas que impressiona no achado de Karanovo é que a carruagem está praticamente completa, e ainda consegue ser facilmente identificada.

Como esse tipo de sepultamento era comum na Bulgária, e normalmente era acompanhado de tesouros que eram enterrados junto da pessoa, muitas tumbas foram saqueadas, tendo seus artefatos valiosos vendidos no mercado clandestino. 

Felizmente, Ignatov e seu time chegaram antes dos saqueadores na tumba de Karanovo. Agora, a carruagem está exposta no museuIstoricheski muzej Nova Zagora. Se você não tiver como viajar para a Bulgária, tudo bem, já que as fotos da carruagem continuam viralizando no Reddit e no Twitter para todo mundo ver e conhecer um pouco mais dos sepultamentos de carruagem, um costume tão curioso da Trácia.