Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Histórias não contadas da corte: Paulo Rezzutti, o especialista da família imperial brasileira

Com sete obras publicadas, o pesquisador e escritor relembra os momentos mais marcantes da sua carreira em entrevista ao site Aventuras na História

Penélope Coelho Publicado em 13/01/2021, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do escritor Paulo Rezzutti - Divulgação/ Paulo Rezzutti
Fotografia do escritor Paulo Rezzutti - Divulgação/ Paulo Rezzutti

Foi durante uma pesquisa realizada na intenção de escrever uma biografia sobre Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, que o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti, se deparou com a maior descoberta de sua carreira.

Na ocasião, durante suas intensas pesquisas, Rezzutti encontrou 94 cartas, até então, inéditas no arquivo histórico da Hispanic Society of America, em Nova York. Os textos mostravam a intimidade do imperador Dom Pedro I, em correspondências enviadas para sua amante, Domitila.

A partir daí, o paulistano mergulhou de cabeça na história da família imperial do Brasil, tornando-se referência no assunto.

Inicialmente, o pesquisador acreditava que poderia usar “um ou outro trecho para a biografia” da marquesa, como conta em entrevista exclusiva ao site Aventuras na História. Contudo, enquanto transcrevia os textos, Paulo entendeu que se tratava de um material jamais visto.

“Não dava para colocar tudo aquilo na biografia, eu tive que parar tudo só pra isso [...] É algo inesquecível, quando eu comecei a transcrever as cartas e vi que aquilo tudo era inédito foi um dos dias mais felizes da minha vida, parecia que eu tinha achado um tesouro”.

Foi com o livro Titília e o Demonão: Cartas inéditas de D. Pedro I à marquesa de Santos (2011), que Rezzutti deu o pontapé na sua carreira: “Eu tive a sorte de ter meu primeiro livro lançado com todo esse material gigantesco e isso não tem nada que tire”.

Rezzutti em palestra sobre a imperatriz Leopoldina / Crédito: Divulgação/ Paulo Rezzutti

O início

O interesse de Paulo Marcelo Rezzutti pela História surgiu muito antes dessa descoberta: “desde pequeno”, como nos conta o escritor. Nascido em 26 de setembro de 1972, em São Paulo, o pesquisador veio de uma família de pintores e desde criança apresentava curiosidade sobre a questão histórica, principalmente da cidade de São Paulo.

Seus familiares trabalhavam para o Museu Paulista (Museu do Ipiranga), na realização de pinturas feitas a partir de fotos antigas da cidade de São Paulo, com o objetivo de que os visitantes do museu pudessem ver como a cidade era antigamente.

Com esse interesse inicial em São Paulo, Rezzutti se aventurou nas pesquisas para um livro sobre uma sociedade secreta paulistana, que acabou não sendo publicado. Já que nessa época, se encantou pela biografia da Marquesa de Santos.

O processo

Atualmente, com sete livros publicados — em sua maioria tratando sobre o Brasil Império—, Paulo é um dos nomes mais reconhecidos da literatura brasileira sobre esse assunto.

Para escrever suas obras, o pesquisador relata que existe um longo processo por trás, já que seu objetivo é tentar revelar histórias que ainda não foram contadas sobre esse período brasileiro.

“Primeiro eu faço uma leitura de tudo que existe publicado sobre o tema, procuro ver tudo o que já foi falado sobre o personagem para não ficar ‘chovendo no molhado’ e ai começo a pensar em tudo aquilo que não foi dito”.

“Vou atrás de pontos que possam esclarecer essas dúvidas que não foram sanadas nas outras obras que eu li, algumas eu consigo, outras continuam sendo dúvidas já que não tem material para descoberta”, revela Rezzutti.

“E a partir daí começo a escrever, entretanto, durante a escrita acabam surgindo novas dúvidas e ai eu tenho que voltar para a pesquisa”, diz o escritor.

Paulo em Viena no ano de 2019 / Crédito: Divulgação/ Paulo Rezzutti

Colhendo frutos

Por se tornar referência no seu tema de pesquisa, Paulo pôde participar de momentos importantes para a história do Brasil. O pesquisador foi consultor técnico na exumação dos corpos dos primeiros imperadores do Brasil, ao lado da arqueóloga Valdirene Ambiele sua equipe em 2012.

Na ocasião, Rezzutti atuou como responsável técnico pela retirada do corpo da imperatriz Amélia. O escritor conta que o corpo da segunda esposa do imperador estava em “um buraco escavado na parede”, já que não tinha mais lugar, no local, para outro sarcófago, como os outros.

“Foi bem complicado achar e tirar o corpo dela dali. Foi algo marcante, bem emocionante e muito surpreendente”, revelou Paulo.

Outro destaque em sua carreira aconteceu quando sua obra ‘D. Pedro, a história não contada’, foi vencedora na categoria Biografia, do 58º Prêmio Jabuti de Literatura, em 2016. Com todos os seus outros livros publicados indicados a prêmios, vencer foi importante. Mas, existem outras questões consideráveis para o paulistano.

“É legal, é um prêmio importante é como o Oscar da literatura brasileira, eu valorizo muito. Mas eu vejo que também é válido o reconhecimento do público e não só da crítica e o reconhecimento do público eu valorizo acima de tudo”.

Atualmente, além dos livros, Paulo encontrou outro meio para se comunicar com aqueles que se interessam por seu trabalho: um canal no Youtube, com 138 mil inscritos.

O brasileiro revela que sentiu essa necessidade para que o público possa entender melhor o que está sendo dito por ele. Agora, mal podemos esperar para o próximo trabalho do escritor.

Vídeo: Pedro Brasileiro, um filho de D. Pedro I na Califórnia


++Compre as obras de Paulo Rezzutti, disponíveis na Amazon:

D. Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, de Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/3hwzDyF

D. Leopoldina: a história não contada: A mulher que arquitetou a independência do Brasil, de Paulo Rezzutti (2017) - https://amzn.to/3hwA2Bb

Titília e o Demonão – A história não contada: A vida amorosa na corte imperial: mensagens de d. Pedro I à marquesa de Santos, de Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/2YFRZ7N

D. Pedro - A História não Contada, de Paulo Rezzutti (2015) - https://amzn.to/3hAIsHG

Combo História Do Brasil - 4 Livros de Paulo Rezzutti + Ecobag - https://amzn.to/30QyZWO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W