Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Homens de Coragem

Homens de Coragem: Veja a impressionante história real que inspirou o filme

'Homens de Coragem', exibido nesta segunda-feira, 8, na TV Globo, acompanha uma força de bombeiros dos EUA que enfrenta um dos maiores incêndios florestais da história do país

Éric Moreira Publicado em 08/04/2024, às 15h29 - Atualizado às 19h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Homens de Coragem' - Reprodução/Summit Entertainment
Cena de 'Homens de Coragem' - Reprodução/Summit Entertainment

"Os Granite Mountain Hotshots são uma das maiores forças de combate a incêndio dos Estados Unidos. Enquanto a maioria das pessoas corre do perigo, eles encaram de frente. Em 2013, um incêndio florestal toma conta da Colina de Yarnell, no Arizona. Para colocar um fim ao caos, eles se arriscam no que ficou conhecido como um dos maiores incêndios da história dos Estados Unidos".

Esta é a sinopse do filme 'Homens de Coragem', que será exibido na Sessão da Tarde, na TV Globo — e também está disponível na Netflix —, nesta segunda-feira, 8. Lançado em 2017 e dirigido por Joseph Kosinski (mesmo diretor de 'Top Gun: Maverick'), o longa recebeu muitos elogios após seu lançamento, embora não tenha performado tão bem nas bilheterias.

+ Homem inicia incêndio florestal nos EUA após tentar queimar uma aranha

Por mais que a narrativa de 'Homens de Coragem' pareça apenas um grande épico hollywoodiano, a verdade é que tanto a história, quanto o incêndio e os Granite Mountain Hotshots são todos inspirados em eventos reais. Com isso em mente, confira a seguir os fatos por trás do filme.

Verdadeiro incêndio

Segundo o Movieweb, a história do filme gira em torno da verdadeira tragédia dos incêndios em Yarnell Hill, que começaram em 28 de junho de 2013 após um relâmpago atingir uma árvore.

Isso, em conjunto com uma repentina mudança no clima na região, altas temperaturas e clima seco, levou as chamas a se intensificarem e se espalharem por uma grande área que levaria 13 dias para ser contido.

No caso, a trama foca principalmente nos bombeiros Granite Mountain Hotshots, uma equipe de 20 homens que lutou bravamente para combater o fogo. Infelizmente, apenas um deles sobreviveu. No entanto, o time conseguiu conter completamente as chamas, no dia 10 de julho de 2013.

O grupo foi formado em 2002, no Corpo de Bombeiros Voluntários de Prescott. Treinados por Eric Marsh (interpretado por Josh Brolin), ficaram conhecidos principalmente por combater fogo com fogo.

Eles queimavam uma linha da floresta, criando um pequeno incêndio controlado que impedia que as outras chamas se espalhassem mais.

Cena de 'Homens de Coragem' / Crédito: Reprodução/Summit Entertainment

Verdadeiros heróis

Como já mencionado, o grupo de bombeiros que combateu os fatídicos incêndios de 2013, que ficaram conhecidos como uns dos maiores da história dos Estados Unidos, era composto inicialmente por 20 homens, dos quais 19 faleceram, O único sobrevivente foi Brendan McDonough, um dos co-líderes, interpretado em 'Homens de Coragem' por Miles Teller.

No filme, vale mencionar, ele e Eric Marsh que recebem destaque, certamente para efeitos narrativos — afinal, não seria uma tarefa simples tornar um filme viável centrando-se em 20 personagens, individualmente.

[Colocar ALT]
Os verdadeiros bombeiros envolvidos na tragédia / Crédito: Foto por Christopher MacKenzie pelo Wikimedia Commons

Porém, todos os homens que lutaram contra estes incêndios e deram suas vidas nessa batalha foram considerados heróis nos Estados Unidos.

Além de Marsh, que tinha 43 anos, também faleceram: Andrew Ashcraft, 29; Anthony Rosa, 23; Christopher MacKenzie, 30; Clayton Whitted, 28; Dustin DeFord, 24; Garret Zuppiger, 27; Grant McKee, 21; Jesse Steed, 36; Joe Thurston, 32; John Percin Jr., 24; Kevin Woyjeck, 21; Robert Caldwell, 23; Scott Norris, 28; Sean Misner, 26; Travis Carter, 31; Travis Turbyfill, 27; Wade Parker, 22; e William "Billy" Warneke, 25.

Legado

Após a morte dos 19 bombeiros, foram várias as declarações públicas feitas para reconhecer a tragédia. Entre elas, destaca-se a ocasião em que o então presidente Barack Obama divulgou uma declaração homenageando-os, em 1º de julho de 2013; além disso, as bandeiras no Arizona, estado em que ocorreu a tragédia, formam hasteadas a meio mastro até 19 de julho.

+ Incêndio florestal ameaça sequoias gigantes, as maiores árvores do mundo

[Colocar ALT]
Brendan McDonough / Crédito: Getty Images

Pouco depois, no dia 2 de julho, um memorial público foi realizado no estádio coberto em Prescott Valley, no Arizona, em que até mesmo Brendan McDonough esteve presente.

E, em 2017, 'Homens de Coragem' chegou aos cinemas, eternizando os homens que morreram heroicamente nos incêndios de 2013.