Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Mark Kerr

Mark Kerr: Veja a história do lutador que será interpretado por The Rock

Dwayne Johnson surpreendeu a internet ao aparecer caracterizado como Mark Kerr, mas que fez do lutador um ídolo do esporte? Conheça sua história

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 23/05/2024, às 20h00 - Atualizado em 27/05/2024, às 19h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O lutador Mark Kerr e The Rock caracterizado como ele em filme - Divulgação/UFC e A24
O lutador Mark Kerr e The Rock caracterizado como ele em filme - Divulgação/UFC e A24

Dwayne Johnson, o The Rock, chamou a intenção da internet ao aparecer em sua primeira imagem caracterizado como o lutador de MMA Mark Kerr. O ex-atleta terá sua história de vida contada na próxima produção da A24, 'The Smashing Machine' — ainda sem previsão de lançamento mundial.

Dirigido por Benny Safdie — de Joias Brutas (2019) e The Curse (2023) —, 'The Smashing Machine' mergulha na jornada inspiradora de Kerr, mostrando seus desafios e triunfos pessoais. 

Enfrentando uma batalha contra o vício e problemas no casamento, Mark Kerr se tornou um ídolo do esporte, com a carreira marcada por ser campeão do torneio Peso Pesado do UFC e também campeão mundial do torneio Vale Tudo. Entenda como ele se tornou uma lenda no esporte!

Uma lenda 

Nascido em Ohio, em 21 de dezembro de 1968, Mark Kerr, desde sua juventude, era um grande fã de wrestling profissional — a popular luta livre. O garoto tinha o desejo de um dia entrar no WWF (World Wrestling Federation); o que o motivou a ingressar no wrestling amador quando ainda estava no ensino médio. 

Conforme recorda o Essentially Sports, desde então Kerr já era um lutador de destaque. Com todo seu potencial e paixão pela modalidade, não demorou muito para ele se consolidar como um talento incrível — principalmente após ser o campeão de luta livre do estado de Ohio.

Após se formar no colégio, ingressou no wrestling universitário pela Syracuse University, quando alçou voos maiores: virando o campeão da Divisão 1 da NCAA (National Collegiate Athletic Association) e garantiu o status de All-American em 1992 ao derrotar Randy Couture — outra futura lenda do UFC. 

Após mais uma série de grandes conquistas, Kerr acabou sofrendo um duro golpe ao perder a classificação para os Jogos Olímpicos de 1996; que impulsionou sua transição do wrestling profissional para o MMA

Artes marciais 

Curiosamente, Mark Kerr começou sua carreira lutando no Brasil, no World Vale-tudo Championship 3, que aconteceu em janeiro de 1997. Ele se tornou campeão após derrotar o veterano do UFC Paul Varelans, o capoeirista Mestre Hulk e o lutador de jiu-jitsu Fabio Gurgel, recorda o portal especializado Sherdog. 

Com seu sucesso no Brasil, Kerr foi convidado para lutar Ultimate Fighting Champioship (UFC), no UFC 14, ocorrido em 27 de julho de 1997 no Boutwell Auditorium, em Birmingham, nos Estados Unidos.

Competindo na categoria Peso Pesado, Mark Kerr derrotou o representante do krav magá Moti Horenstein na primeira luta (semifinal) por nocaute técnico no primeiro round; e venceu a segunda luta (final) contra Dan Bobish por finalização. 

Após também ser o vencedor do UFC 15, ele decidiu lutar no Japão pelo Pride Fight Championship — que oferecia salários muito maiores aos lutadores de MMA da época. Ele teve sucesso no início, seguindo uma longa sequência de vitórias antes de perder na decisão para Kazuyuki Fujita.

A derrota também marcou o declínio da carreira de Mark Kerr no MMA, que só conseguiu uma vitória antes de sofrer mais três revezes; que culminaram com sua saída do Pride FC em 2004.

Ele ainda lutaria em outras competições, como o American Championship Fighting (ACF) e o World Cage Fighting Organization (WCO). Em 2022, por conta de suas realizações no esporte, Kerr foi um dos primeiros indicados ao Hall da Fama do Abu Dhabi Combat Club (ADCC)

Abuso de substâncias

'The Smashing Machine', além do título do novo filme da A24, também foi o nome do documentário produzido em 2002 pela HBO sobre a vida do lutador, que investigou seu vício em analgésicos — resultado do impacto que o esporte estava cobrando de seu corpo. 

Cada vez que acontecia uma luta, ele ficava muito assustado. Ele ficava intimidado com toda a situação e provavelmente foi isso que o levou a usar analgésicos", revelou Mark Coleman, seu parceiro de luta e amigo de longa data, ao portal Heavy, sobre os problemas de vício que Kerr começou a ter. 

A produção também abordou a natureza intensa das primeiras competições de artes marciais mistas, que se notabilizaram por serem brutais e sangrentas, geralmente sem luvas ou regras modernas.