Matérias » Música

Michael Jackson vs LaToya: A própria irmã do Rei do Pop o acusou de abuso sexual

O astro da música teve problemas familiares com a irmã, que chegou a chamar o cantor de "predador de crianças" em entrevista

Wallacy Ferrari Publicado em 22/11/2020, às 14h00

LaToya em entrevista (esq.) ao lado de Michael (esq.)
LaToya em entrevista (esq.) ao lado de Michael (esq.) - Divulgação / YouTube

Nascida na lendária família de cantores Jackson, a pequena LaToya sempre foi em direção contrária aos outros irmãos devido a atenção da mídia; enquanto Michael e a pequena Janetse promoviam com shows pelo mundo, LaToya teve dificuldades em começar uma carreira sólida e comercialmente vantajosa.

A solução encontrada pela aspirante a celebridade foi, justamente, usar e abusar do sobrenome renomado para obter a fama dos sonhos. O primeiro ato foi posar para a Playboy, conforme anunciado em 1988 — causando rejeição por parte dos familiares por ir contra os preceitos cristãos aprendidos desde a infância.

O ensaio, que saiu em março do ano seguinte, foi uma das edições mais vendidas da década. Por outro lado, Michael ficou incomodado com seu nome estampado na capa da revista e cortou relações com a irmã. Contudo, a situação piorou em 1993, com o surgimento de acusações de abuso sexual infantil do Rei do Pop. LaToya aproveitou a cobertura para obter ainda mais holofotes.

LaToya em duas edições comemorativas da Playboy americana / Crédito: Divulgação

 

LaToya x Michael

Em entrevista coletiva de 1993, coberta pela MTV americana, LaToya Jackson condenou publicamente seu irmão, afirmando que ele era um “predador de crianças”. A entrevista, realizada em Tel Aviv, Israel, durante a turnê musical da cantora, iniciou com ela dizendo que "não pode, e não será, uma colaboradora silenciosa de seus crimes contra crianças pequenas e inocentes”.

Alegando que já havia sido sexualmente abusada pelo pai, Joseph, e que havia visto com a mãe, Katherine, grandes quantias de dinheiro para calar o acusador, ela enalteceu que amava o irmão, mas não aceitava ficar calada: "Se eu permanecer em silêncio, isso significa que alimento a culpa e a humilhação que essas crianças estão sentindo, e acho isso muito errado. [...] "Eu amo muito Michael, mas sinto ainda mais pena dessas crianças porque elas não têm mais uma vida, não têm".

O apresentador da MTV News, Steve Blame, acrescentou a resposta da família Jackson após reproduzir as falas da jovem: “A família Jackson respondeu dizendo que ‘LaToya ganha dinheiro mentindo e provavelmente foi paga para se manifestar contra seu irmão’. Só no mês passado LaToya, que está afastada de sua família, disse que achava que seu irmão era inocente", disse Blame.

Janet e LaToya acompanham Michael durante julgamento em 2003 / Crédito: Getty Images

 

Desmentindo os ocorridos

A primeira acusação, movida por Evan Chandler sobre o filho Jordan, foi arquivada em 1994, após o pai decidir não cooperar com o julgamento em decorrência de um acordo financeiro com o músico. A reaproximação de Michael com LaToya, no entanto, só ocorreria 10 anos após a entrevista, em 2003.

Com a reaproximação, LaToya compactuou com o posicionamento da família, afirmando que Jack Gordon, seu empresário e marido até 1997, a pressionou para fazer acusações mentirosas contra o irmão buscando promover os shows, que na época, sofriam com falta de público e patrocínio. Na ocasião, ela também denunciou diversas agressões físicas e sexuais do ex-companheiro, que morreu dois anos depois.

Em 2011, ela disse ao The Daily Beast que "nunca acreditei nem por um minuto que meu irmão fosse culpado de algo assim. Quando falei com Michael sobre isso anos depois, ele me disse que sabia que não era eu dizendo essas coisas. Ele sempre soube que não era verdade. "


+Saiba mais sobre a família Jackson nas obras disponíveis na Amazon:

Starting Over, por La Toya Jackson e Jeffré Phillips (2012) - https://amzn.to/3cv3XpV

True You: A Journey to Finding and Loving Yourself, por Janet Jackson e David Ritz (2011) - https://amzn.to/2Pufzk6

Michael Jackson, o rei do pop - https://amzn.to/2vxg9Gy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W