Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Sustentabilidade

A mulher que queima fezes para economizar dinheiro

Britânica criadora de cavalos faz um uso curioso dos excrementos liberados pelos animais

Ingredi Brunato Publicado em 05/02/2023, às 22h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Blocos de cocô de cavalo fabricados pela mulher - Divulgação/Kelly Wheeler
Blocos de cocô de cavalo fabricados pela mulher - Divulgação/Kelly Wheeler

Kelly Wheeler é uma moradora da Inglaterra que administra um centro de equitação, de forma que parte de suas tarefas diárias é recolher as fezes dos estábulos. Diferente da maioria, porém, a mulher não joga os excrementos no lixo — para ela, é um recurso valioso que não deve ser desperdiçado. 

A britânica encontrou uma finalidade útil para o 'material' liberado por seus cavalos: ela os transforma em combustível, ou, mais especificamente, biomassa, que pode ser definida como resíduos orgânicos que podem ser queimados para gerar calor e eletricidade. 

Diferente de petróleo ou gás natural, retirados de reservas limitadas, a biomassa tem a vantagem de ser uma fonte renovável de energia, de forma que não irá começar a faltar no futuro. No exemplo de Wheeler, por exemplo, seus cavalos estão sempre gerando mais excrementos. 

Os fiéis ajudantes da britânica / Crédito: Divulgação/Kelly Wheeler

Sustentável

De acordo com informações do New York Post, a mulher transforma as fezes em blocos com o auxílio de uma máquina de biomassa, sendo capaz de usá-los para manter o sistema de aquecimento de seu centro de equitação funcionando.

Com o que sobra, ela ainda consegue cozinhar refeições para si mesma e para seus colegas de trabalho — é só utilizar um forno à lenha. A única diferença é que, em vez de alimentá-lo com madeira, são os blocos criados com a ajuda dos cavalos que mantém a máquina funcionando. 

Com o auxílio desse processo, Wheeler teria sido capaz de economizar cerca de 60 dólares mensais em suas contas de energia, ou o equivalente a pouco mais de 300 reais. Já para manter suas luzes funcionando, ela usaria painéis solares. Somando as duas técnicas, ela consegue ajudar simultaneamente o meio ambiente e seu bolso. 

Não posso dizer o quanto isso me deixa feliz. Adoro reutilizar e reciclar, ficamos aquecidos no escritório de graça, e ainda por cima podemos usar a chaleira e cozinhar. É incrível!", afirmou a britânica em uma entrevista ao The Sun. 
Forno usado por Wheeler / Crédito: Divulgação/Kelly Wheeler

Alternativa limpa

A mulher ainda garantiu que, embora o processo de fabricação dos blocos de cocô possa fazer "um pouco de bagunça", após finalizados eles não produzem nenhum cheiro desagradável. Esse aspecto já teria sido motivo de preocupação para muitas das pessoas para quem Kelly Wheeler revelou seu truque para economizar em eletricidade. 

Tivemos uma reação mista. Muitas pessoas têm nos procurado perguntando como fazemos os blocos e dizendo querer experimentar. As pessoas vêm e nós mostramos como fazer... Outras ficam mais surpresas e perguntam se cheira mal", revelou ela ao veículo. 

A dona do centro de equitação ainda revelou ter a intenção de expandir a quantidade de eletrodomésticos que substituiu por máquinas alimentadas pelos excrementos comprimidos em blocos. 

Um detalhe é que a biomassa é considerada uma fonte da chamada "energia limpa", uma vez que não polui o ambiente para ser produzida. Assim, o cocô dos cavalos de Wheeler pode ser considerado mais limpo do que petróleo, carvão e gás natural.