Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Há 12 anos, ocorria o Massacre de Realengo, o atentado que abalou o país

Em 2011, a Escola Municipal Tasso de Silveira sofria uma terrível tragédia e perdia 12 crianças a tiros

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 07/04/2021, às 09h40 - Atualizado em 05/04/2023, às 21h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Escola Municipal Tasso de Silveira, rodeada de autoridades no dia do atentado - Wikimedia Commons
A Escola Municipal Tasso de Silveira, rodeada de autoridades no dia do atentado - Wikimedia Commons

Ninguém poderia prever que, na manhã do dia 7 de abril de 2011, um ex-aluni retornaria para o colégio que não visitava há uma década — quando concluiu a segunda etapa do Ensino Fundamental. Pela porta da frente, entrava armado para completar uma série de justificativas que revelou em vídeos privados.

A sangue frio

Nos vídeos e cartas, descrevia a data como o “dia final”. De acordo com a BBC, ele começou entrando pela porta da frente da secretaria, se apresentando de forma educada como palestrante e informando que já iria para uma das salas que, segundo ele, já havia combinado uma apresentação com uma professora. Entrou, sem pedir permissão, na sala da professora Leila D’Angelo, interrompendo uma aula de português da 8ª série.

Tranquilamente, retirou dois revólveres (de calibres .38 e .32,7) de uma bolsa e revelou uma cinta repleta de speedloaders, um tipo de carregador de munições de uso rápido. Iniciava, por volta das 8h00, uma das maiores tragédias do país, atirando contra crianças de idades entre 13 e 15 anos, aleatoriamente.

O rapaz tinha um alvo em especial: as garotas, a qual atribuiu diversas dificuldades de convívio e relacionamentos durante a juventude. Enquanto os garotos eram mirados nos braços e pernas, as garotas sofriam disparos contra as cabeças. Segundo outros alunos, presentes nos ataques, algumas vítimas foram cruelmente amedrontadas antes de morrer, com a arma sendo posicionada contra a testa.

Após vitimar 12 alunos, sendo 10 garotas e 2 meninos, ainda recarregou as armas e tentou invadir outra sala, se direcionando ao corredor. Contudo, em imagens divulgadas pelo portal G1 na época, militares conseguiram iniciar um tiroteio com o rapaz após ver uma criança saindo do colégio ensanguentada.

Devido ao deslocamento massivo de crianças em meio a gritaria, o sargento Márcio Alves teve de ser cuidadoso para acometer o atirador — e o atingiu com sucesso na perna e abdômen. Evitando ser detido, ele disparou contra a própria cabeça na escadaria da escola.

O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes na quadra do colégio / Créditos: Wikimedia Commons

A Presidente do Brasil na ocasião, Dilma Rousseff evitou discursar tomada pela emoção, decretando luto oficial com a duração de três dias. O governador e o prefeito do Rio de Janeiro se reuniram no ginásio do colégio e homenagearam as crianças e os policiais que interromperam o ataque: “Sem eles, a tragédia teria sido maior”, disse Sérgio Cabral. A prefeitura homenageou os falecidos no ataque nomeando doze creches do município com os nomes das vítimas.