Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nosso Lar 2

‘Nosso Lar 2’: Saiba qual livro inspirou o filme baseado na obra de Chico Xavier

Com estreia prevista para 25 de janeiro, ‘Nosso Lar 2 – Os Mensageiros’ é baseado em um importante livro do médium brasileiro; saiba qual!

Isabelly de Lima Publicado em 18/01/2024, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster do filme 'Nosso Lar 2 - Os Mensageiros' - Divulgação / 20th Century Studio
Pôster do filme 'Nosso Lar 2 - Os Mensageiros' - Divulgação / 20th Century Studio

Após 14 anos desde o lançamento de ‘Nosso Lar’, irá estrear nos cinemas de todo o país a continuação do sucesso baseado nas obras de Chico Xavier, intitulado ‘Nosso Lar 2 – Os Mensageiros’, no próximo dia 25 de janeiro. Segundo a sinopse da produção, a história agora muda um pouco sua trama em relação ao anterior.

A sinopse da trama informa que, na sequência do filme, André Luiz (interpretado por Renato Prieto) se une a um grupo espiritual liderado por Aniceto (personagem de Edson Celulari), que desempenha o papel de mensageiro. A nova missão os leva à Terra para acompanhar um empreendimento com risco de falha, visando estabelecer uma conexão entre o mundo espiritual e o plano terreno.

Juntos, esse grupo especial concentra seus esforços na orientação de três indivíduos, alheios à sua condição de escolhidos para a missão. Otávio (interpretado por Felipe de Carolis), um jovem médium que negligenciou suas responsabilidades, Isidoro (personagem de Mouhamed Harfouch), líder em uma casa espírita, e Fernando (interpretado por Rafael Sieg), um empresário, tornam-se os focos de atenção desse dedicado grupo de mensageiros espirituais.

Entretanto, se engana quem pensa que essa história tão intensa seja completamente atual, já que a trama do filme é baseada em um livro. Quem contou isso foi o diretor do filme, Wagner de Assis, em uma entrevista exclusiva ao Aventuras na História; descubra qual obra inspirou ‘Nosso Lar 2’:

Adaptações de Xavier

Segundo Wagner, o novo filme retrata uma das obras da coletânea de Chico Xavier, intitulada 'Vida no Mundo Espiritual'. O autor espiritual é o André Luiz, e ele teria escrito16 livros. O primeiro livro é o 'Nosso Lar', que é somente um dos de Chico, essa série é uma série de 16 livros, dos 536 livros do psicografados por Xavier.

O segundo livro da série é 'Os Mensageiros'. Então, nós optamos por continuar a série de livros e não fazer mais um filme a partir do primeiro livro, que era o 'Nosso Lar'. A gente chamou de 'Nosso Lar 2' por melhor entendimento e para entendimento também de que é uma série que vem aí pela frente, né?”, diz o diretor.

De acordo com o diretor, esses livros são inéditos no mundo, já que somente o Brasil os possui. Com isso, ele afirma que a equipe possui muito conteúdo para fazer diversos filmes, tanto pela quantidade de obras existentes, quanto pela qualidade delas.

Cena do novo filme 'Nosso Lar 2', que estreia dia 25 de janeiro - Crédito: Divulgação / 20th Century Studio

“Este livro seguinte, ele é um livro muito mais aberto em termos de histórias, tem muito mais histórias do que o primeiro livro” diz Assis.

Livros “cinematográficos”

Wagner assegura que a coleção de livros de Chico Xavier são “muito cinematográficos”, principalmente pela grande quantidade de detalhes, de descrição dos ambientes e, claro, da trama envolvente, que cativa a todos como um bom filme.

Depois que eu tive a oportunidade de obter os direitos autorais junto à Federação Espírita Brasileira, eu pensei, eu vou fazer de tudo para contar essas histórias, porque elas são boas, não é porque elas são espíritas ou que falam do espiritismo, nada disso, é porque elas são boas, elas são humanas, elas relacionam com a gente, e aí as pessoas vão ao cinema para ver uma boa história bem contada”, afirma o diretor.

Ele ainda conta que o desejo é fazer filmes para todos os tipos de pessoas, para que não seja restrito apenas para quem tem familiaridade com o espiritismo: “Uma história atraente que você se sente no cinema, que não precisa acreditar naquilo como realidade, é só um filme no final das contas, e o bacana é isso, a gente não está fazendo filme só para quem lê o livro, a gente está fazendo filme para todo mundo, né?”.

Wagner de Assis (à direita) dirigindo uma cena de 'Nosso Lar 2' - Crédito: Reprodução / Ique Esteves

Mudanças para as telonas

‘Os Mensageiros’ representa uma evolução na temática do primeiro filme, introduzindo uma mudança de personagens e protagonistas. Nessa continuação, André Luiz, anteriormente o protagonista, assume o papel de narrador de destaque, contando a história da missão que se desenrola nessa sequência.

A adaptação optou por adotar um enfoque de “multiplot”, apresentando histórias simultâneas que se entrelaçam em torno de um grupo de pessoas protegido pelo anjo da guarda, o mensageiro Aliceto, interpretado por Edson Celulari, que se torna o protagonista do segundo filme.

A trama explora também a semelhança entre cidades espirituais e a vida terrena: “Existem dimensões que não são tão bacanas quanto a gente sempre achou, como a dimensão umbralina, e que existem cidades espirituais muito parecidas com a vida que a gente tem aqui, na verdade, segundo o filme, nós que copiamos a vida de lá, e que existe uma relação entre as pessoas que já desencarnaram, que morreram, que estão lá, e as pessoas que estão na Terra”.

Confira a entrevista completa com o diretor abaixo: